Carreira da artista, frequentemente lembrada como irmã de Chico Buarque e esposa de João Gilberto, foi celebrada com exibição de documentário
Frenquentemente lembrada como irmã de Chico Buarque, esposa de João Gilberto e aluna de Vinicius de Moraes, Heloisa Maria Buarque de Holanda (1937-2018), a Miúcha, teve a sua vida e a carreira na música celebradas no documentário Miúcha, a Voz da Bossa Nova, que recentemente foi exibido para as detentas do maior complexo penitenciário da Europa, o Fleury-Mérogis, em Paris, na França.
A artista - que começou a sua carreira na música na década de 1960, em bares, e tinha uma técnica vocal que a permitia transitar entre diversos gêneros musicais, como samba, jazz e bossa nova - foi apresentada às mulheres do presídio na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, através de uma exibição especial do filme de Liliane Mutti e Daniel Zarvos, graças à iniciativa da associação Lire C’ést Vivre, em parceria com o Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, que leva cinema e debate para os presídios.
Miúcha, a Voz da Bossa Nova é resultado de uma ampla pesquisa do acervo da artista e de documentos preservados pela Cinemateca Brasileira. O filme retrata as dificuldades de Miúcha por ser mulher e artista, e a luta para ser reconhecida em um universo dominado por homens, especialmente quando eles fazem parte do seu convívio.
Ainda nesta semana, o documentário será exibido na seção masculina do complexo penintenciário francês, com mediação de debate feita pelo crítico de cinema Frédèrick Pagès. A ideia é mexer com os homens do presídio, já que cerca de 10% dos detentos estão no lugar por crimes cometidos contra as mulheres.
No Brasil, Miúcha, a Voz da Bossa Nova está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer:
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Ferrari (22 de fevereiro)
- Duna: Parte 2 (29 de fevereiro)
- Todos Nós Desconhecidos (7 de março)
- Godzilla e Kong: O Novo Império (28 de março)
- Guerra Civil (18 de abril)
- Rivais (25 de abril)
- Planeta dos Macacos: O Reinado (23 de maio)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Divertida Mente 2 (Junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Borderlands (8 de agosto)
- Os Fantasmas se Divertem 2 (5 de setembro)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Venom 3 (7 de novembro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)