CONFORTO

O modelo de guitarra que permite ‘ter seios’ ao tocar, segundo Olivia Rodrigo

Instrumento foi lançado pela Ernie Ball Music Man em 2016, e ganhou fãs famosos como Willow Smith e Jack White, que já o usaram ao vivo

Pedro Hollanda (@phollanda21)

Olivia Rodrigo ao vivo em 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Acrisure Arena)
Olivia Rodrigo ao vivo em 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Acrisure Arena)

O tipo físico diferente das mulheres em relação a homens se mostra quando o assunto é guitarra, especificamente a ausência de conforto para tocar. Entretanto, Olivia Rodrigo acredita que um modelo do instrumento parece resolver esse problema.

Em entrevista ao podcast Music Makes Us (via Guitar World), apresentado por Kathleen Hanna (Bikini Kill), a cantora e compositora americana discutiu algumas de suas inspirações musicais. Ela citou St. Vincent e fez questão de apontar a influência da guitarra modelo signature da artista, bem como a importância do design para mulheres.

Olivia explicou:

“Eu li uma entrevista a respeito e ela fez uma guitarra desenhada especificamente para mulheres. Isso porque ela segura a guitarra bem alto no corpo, então o contorno te permite ter seios e tocar guitarra, o que é incrível. É uma guitarra tão maneira, é incrível.”

Lançado pela Ernie Ball Music Man em 2016, o modelo signature de St. Vincent foi o primeiro desenhado por uma artista mulher para um mercado em massa. A guitarra chamou atenção não apenas por seu design retro futurista, mas também por ter uma escala mais curta e ser bem mais leve comparado a outras marcas. O instrumento logo ganhou fãs famosos como Willow Smith, Jack White e a própria Rodrigo, que o usaram ao vivo.

Olivia Rodrigo ao vivo em 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Acrisure Arena)
Olivia Rodrigo ao vivo em 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Acrisure Arena)

Mal entendido

Entretanto, ao contrário do que Olivia Rodrigo afirmou, a guitarra não foi desenhada pensando especificamente em corpos femininos. Em entrevista à Vice, Annie Clark, a cantora e compositora que usa o nome St. Vincent, afirmou que a narrativa toda surgiu em torno de uma piada feita por ela no seu Instagram na época do lançamento, sobre como o instrumento permite seus usuários terem seios.

A história ganhou força após um artigo de opinião da artista galesa Cate Le Bon no jornal The Guardian. Neste, ela usa a declaração de Clark para chamar atenção ao fato que guitarras e baixos não são desenhados tendo em mente corpos de mulheres, tornando os instrumentos desconfortáveis.

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo anuncia série de releituras do álbum ‘SOUR’
+++ LEIA MAIS: Seria Sabrina Carpenter a garota loira citada em ‘Drivers License’, de Olivia Rodrigo?
+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo detona ICE por usar música de ‘Guts’ para propaganda ‘racista’ de autodeportação

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: annie clark, Cate Le Bon, jack white, Olivia Rodrigo, St. Vincent, willow smith