Taylor Swift, Jack Antonoff e Annie Clark (St. Vincent) estavam creditados entre os compositores de Sour, disco de estreia de Rodrigo
A Recording Academy, responsável pela principal premiação da indústria da música, o Grammy Awards, rescindiu os nomes de Taylor Swift, Jack Antonoff e Annie Clark (St. Vincent) como parte da lista de indicados pelo disco de Olivia Rodrigo para o prêmio de Álbum do Ano pela estreia da carreira, Sour, via NME.
Os três artistas foram originalmente indicados como parte dos escritores pelo single de Rodrigo, “deja vu,” que é uma interpolação de “Cruel Summer,” de Swift. A cantora de Rede Antonoff também assinam a música “1step forward, 3 steps back,” a qual interpola “New Years Day,” também da discografia da artista de “All To Well.”
Segundo a nova regra da Academia, agora, é necessário que os autores creditados à indicação precisem escrever diretamente as canções para o álbum - em oposição àqueles cujo trabalho é interpolado ou referenciado. Conforme relata o NME, o acordo foi fechado entre todas as partes.
A declaração oficial da Recording Academy, compartilhada via Billboard, diz: “Durante o processo de inscrição, a Academia recebeu créditos da gravadora [de Rodrigo] pela faixa 'deja vu'. Na semana passada, recebemos os créditos corretos da gravadora que reconhece Annie Clark, Jack Antonoff e Taylor Swift como compositores de uma interpolação na faixa. [...] De acordo com as diretrizes atuais do Grammy, como compositores de uma faixa interpolada, Clark, Antonoff e Swift não são indicados na categoria de álbum do ano por Sour.”
Curiosamente, Hayley Williams e Josh Farro - acrescentados como compositores de “good 4 u” após comparações da canção de Olivia Rodrigo com “Misery Business” do Paramore - não foram listados à categoria como ocorreu com os três autores creditados por “deja vu.”
Vale lembrar, via NME, que Swift e Antonoff já aparecem na mesma categoria, Álbum do Ano, que é uma das principais do Grammy Awards. Os dois concorrem pelo disco de 2020 da cantora, evermore.