Formado por Denny Laine, Paul e Linda McCartney, o Wings fez turnê pela Europa com ônibus que passou por restauração e será leiloado ainda em abril
O ônibus usado pelo Wings, grupo formado por Paul McCartney e sua então esposa Linda McCartney, durante turnê europeia no verão de 1972 será leiloado. A expectativa é de que o leilão, promovido pelo Car & Classics, atinja entre £ 150 mil e £ 200 mil. A venda começa no dia 22 e vai até o dia 29 deste mês.
Após uma viagem de 7.500 milhas (aproximadamente 12.070 km) por nove países e 25 cidades em turnê, o ônibus voltou a ser um transporte público. Ele foi comprado somente em 2019 e passou por uma restauração em 2022.
Agora, o veículo foi restaurado e carrega diversas referências à capa de Yellow Submarine (1969), dos Beatles, feita por Geoffrey Cleghorn. O interior foi reformado por David Hoare, da Chepstow Classic Buses, e Bradley Earl, da Simon Morris Thorpe Ltd, com beliches de madeira, cortinas amarelas e referências ao Wings.
Denny Seiweel, baterista da banda, doou sua mala da turnê para compor a memorabilia que será leiloada com o ônibus. O uso de artes, logos, nomes e fotos do Wings foi licenciado pela companhia de Paul McCartney, MPL Communications.
O deck em cima do ônibus também passou por uma transformação: agora faz referência ao Rooftop Concert dos Beatles. Em entrevista, McCartney afirmou: "Sabíamos que íamos fazer uma turnê pela Europa e que o clima seria agradável, e a ideia de ficar preso em um ônibus o tempo todo, indo de cidade em cidade, de hotel em hotel, não era muito atraente, então decidimos viajar em um ônibus de teto aberto e aproveitar o sol enquanto viajávamos de um lugar para outro" (via Daily Mail).