MEMÓRIA AFETIVA

Os 3 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Paul McCartney

Lendário ex-Beatle compartilha os álbuns que mais o impactaram e que despertam lembranças marcantes de sua vida e trajetória musical

Daniela Swidrak (@newtango)

Paul McCartney em 2024
Paul McCartney em 2024 - Foto: Jim Dyson / Getty Images

Mesmo após criar alguns dos discos mais influentes da história com os Beatles, Paul McCartney nunca deixou de ser um fã de música apaixonado. Em seu site oficial, o artista revelou quais são seus três álbuns favoritos de todos os tempos, obras que ele considera verdadeiros “clássicos” e que continuam ecoando em sua memória afetiva.

“Meus álbuns favoritos de outros artistas tendem a ser: Music from Big Pink, do The Band, Pet Sounds, dos Beach Boys, e Harvest, do Neil Young”, contou.

São três clássicos que amo ouvir, e todos me lembram de momentos específicos da minha vida.

Entre os três, Pet Sounds tem um peso especial. McCartneydeclarou em outras ocasiões que o disco de 1966, criado por Brian Wilson, provocou uma revolução interna nos Beatles, inspirando um salto criativo no grupo britânico. “‘God Only Knows’ é uma das poucas canções que me fazem chorar toda vez que ouço”, afirmou à BBC.

É apenas uma canção de amor, mas feita de forma brilhante. Mostra o gênio que é Brian. Já tive o privilégio de tocá-la com ele e, durante a passagem de som, cheguei a chorar.

O músico britânico também compartilhou que ouvir essas músicas, e até mesmo as próprias canções que escreveu, o transporta diretamente para as sessões de estúdio dos Beatles, relembrando momentos ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.

O mais bonito de apresentar minhas músicas é que muitas vezes elas me trazem de volta memórias de quando as gravamos. Isso sempre envolve lembranças doces de John e George no estúdio.

 

+++ LEIA MAIS: Os 3 truques que fizeram os Beatles se destacarem, segundo Paul McCartney

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney gravou música do pai, mas ele negou autoria

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney anuncia tour “Got Back 2025” na América do Norte

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Beatles, Paul McCartney