TOP 5

Os 5 melhores discos de rock na opinião de Adrian Smith (Iron Maiden)

Guitarrista mencionou quatro álbuns disponibilizadas na década de 1970 e uma obra concebida por um virtuoso de seu instrumento

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 09/04/2025, às 13h32
Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden - Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip
Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden - Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip

Um dos guitarristas mais celebrados da história do heavy metal, Adrian Smith construiu sua bagagem musical na década de 1970. Enquanto alguns de seus colegas de Iron Maiden apreciavam bandas mais pesadas, como Black Sabbath e UFO, o músico apreciava mais o hard rock orientado ao blues.

Sua lista de discos favoritos mostra isso. Em entrevista à edição 285 da revista Roadie Crew, Smith revelou seu top 5 de álbuns prediletos em todos os tempos.

O ranking não traz comentários, apenas as escolhas de Adrian — que, além do Maiden, está em um projeto chamado Smith/Kotzen com o também guitarrista Richie Kotzen. Confira abaixo:

  • Machine HeadDeep Purple (1972)
  • Free Live!Free (1971)
  • Performance: Rockin’ the FillmoreHumble Pie (1971)
  • The ExtremistJoe Satriani (1992)
  • Bad CompanyBad Company (1974)

Das cinco escolhas, quatro vêm da primeira metade dos anos 1970. Smith sempre deixou clara sua paixão pelo Deep Purple, sendo inclusive um de seus pontos de conexão com Dave Murray, sua dupla de guitarras no Iron Maiden. Bad Company também é citado recorrentemente como influência de Adrian e também de Richie Kotzen, especialmente nas composições do duo. Free e Humble Pie foram representados na lista com trabalhos ao vivo, o que também chama atenção.

O único trabalho fora desse segmento e período de tempo é The Extremist, quarto álbum de estúdio do virtuoso Joe Satriani. Saiu em 1992, um ano antes de, curiosamente, Satriani substituir temporariamente Ritchie Blackmore no Deep Purple, banda tão apreciada por Smith. Sobre o disco em questão, o integrante do Iron Maiden declarou em 2020:

“Ele [Joe Satriani] é ótimo e eu me interessei por ele nos anos 90 por causa daquele álbum [The Extremist] que tinha o single ‘Summer Song’. Já ouvi outras coisas dele, mas por algum motivo esse álbum meio que ressoa em mim. Adoro a bateria nele, simplesmente adoro tudo em cada música daquele álbum. Para um trabalho que é instrumental, eu adoro.”

Richie Kotzen sobre Adrian Smith

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Richie Kotzen foi convidado a refletir sobre os talentos de Adrian Smith. No projeto Smith/Kotzen, o guitarrista do Iron Maiden também assume os vocais junto do colega.

Confira trecho do bate-papo a seguir. A entrevista completa pode ser lida no site da Rolling Stone Brasil.

Rolling Stone Brasil: E como você descreveria o estilo do Adrian como guitarrista, seja na criação de riffs ou solos? Nós, fãs, temos uma ideia pré-concebida sobre ele como guitarrista por causa do Iron Maiden, mas quero saber a sua perspectiva, já que pôde trabalhar de perto com ele.
Richie Kotzen:“Como guitarrista, Adrian é exatamente o que você imagina: muito melódico, muito ligado ao blues, tem alma e está completamente conectado ao que faz. Não é um mistério. Verbalizar isso é muito mais difícil do que ouvir o músico, mas eu diria que ele é um guitarrista muito cheio de alma e muito melódico.”

RS: E quanto aos vocais do Adrian? Sei que ele não é um cantor de primeira viagem, é claro, mas esse é um lado que muitos fãs ainda não conhecem tão bem. Como é trabalhar com esse lado dele como cantor?
RK:“Ele é um ótimo cantor no sentido de ter um ótimo timbre de voz. Isso é algo difícil de ensinar: você tem ou não tem. E ele tem um timbre muito natural e cativante na voz. Acho isso muito importante. Além disso, assim como na guitarra, há um elemento de alma na voz dele que transparece.”

Smith/Kotzen: Richie Kotzen e Adrian Smith
Smith/Kotzen: Richie Kotzen (esq.) e Adrian Smith - Foto: Piper Ferguson

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: A única coisa que Adrian Smith odeia fazer no Iron Maiden
+++ LEIA MAIS: Iron Maiden lançará documentário sobre seus 50 anos de carreira
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco
+++ LEIA MAIS: O ponto forte — e o ponto fraco — de Paul Di’Anno, segundo Steve Harris
+++ LEIA MAIS: A única banda de metal maior que o Black Sabbath, segundo a Forbes
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram