AUSÊNCIAS SENTIDAS

Os dois gigantes do metal que estão fora do “adeus” ao Black Sabbath

Ambas as bandas são oriundas da Inglaterra, têm história com os anfitriões e ficam ausentes do marcante evento pela mesma razão

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 07/02/2025, às 12h00
Black Sabbath em 2011 - Foto: Kevin Winter / Getty Images
Black Sabbath em 2011 - Foto: Kevin Winter / Getty Images

O Black Sabbath preparou uma festa de despedida para nenhum fã de heavy metal botar defeito. Antecedido por uma série de atrações, o show derradeiro da formação original da banda acontecerá dia 5 de julho, no Villa Park, em Birmingham, cidade inglesa onde tudo começou para o vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward.

Além do Sabbath, apresentam-se Ozzy em carreira solo, Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax e Mastodon. Há ainda uma lista enorme de convidados adicionais: Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token), Tom Morello e Wolfgang Van Halen.

Porém, dois nomes muito importantes do heavy metal — e também oriundos da Inglaterra — ficaram de fora. Conforme observado por Mateus Ribeiro no site Whiplash, Judas Priest e Iron Maiden não estão no lineup apresentado pela organização.

Iron Maiden - Foto: Daniel Knighton / Getty Images
Iron Maiden - Foto: Daniel Knighton / Getty Images

E há motivo para isso. Os dois grupos estarão em turnê, com shows marcados exatamente no mesmo dia em cidades diferentes. O Priest toca em Hanôver, na Alemanha, enquanto o Maiden se apresenta em Madri, na Espanha. Fãs da primeira banda serão representados apenas por K.K. Downing, guitarrista que fez parte do Judas por décadas, mas deixou a formação no início da década passada.

Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden

Curiosamente, o Black Sabbath tem história com Judas Priest e Iron Maiden. No último caso, personagens isolados.

O Priest também foi formado em Birmingham, na Inglaterra, e seus integrantes assistiram a shows do Sabbath nos primórdios, quando a banda ainda estava longe da fama. O vocalista do Judas, Rob Halford, chegou a ocupar temporariamente o microfone principal dos colegas em duas ocasiões: 1992, após uma briga que levou à saída de Ronnie James Dio, e 2004, quando Ozzy sofreu uma grave crise de bronquite. A relação é de amizade.

Rob Halford - Foto: Frank Hoensch / Redferns
Rob Halford - Foto: Frank Hoensch / Redferns

Já com o Maiden, tem torta de climão envolvida. Em 2005, a banda do baixista Steve Harris era uma das atrações principais do Ozzfest, o festival itinerante promovido por Ozzy e Sharon Osbourne, sua esposa/empresária. Em vários shows da turnê, o vocalista da Donzela de Ferro, Bruce Dickinson, fez críticas ao reality show The Osbournes, protagonizado justamente pelo casal citado. Na apresentação final da tour, Sharon organizou uma chuva de ovos em direção a Dickinson, além de ter sabotado os sistemas de luz e som da performance.

Tanto Sharon quanto Ozzy garantem que o problema deles é apenas com Bruce, não com o Iron Maiden no geral. Então, mesmo que não houvesse um show marcado para o dia 5 de julho, talvez o sexteto não fosse realmente convidado.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: 7 fatos sobre o histórico show do Iron Maiden no 1º Rock in Rio [LISTA]
+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, Deep Purple ou Led Zeppelin: quem é mais importante segundo Ian Gillan
+++ LEIA MAIS: O álbum do Black Sabbath que é uma “m*rda”, segundo Tony Iommi
+++ LEIA MAIS: Quando o Black Sabbath era “obrigado” a tocar “Smoke on the Water”, do Deep Purple
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram