Frontman do Queens of the Stone Age justifica os pedidos exóticos com bom humor; outros artistas ficaram marcados pelas demandas estranhas
Publicado em 25/10/2024, às 17h50 - Atualizado às 18h08
Seja pelo bom humor ou para testar se a produção está atenta, algumas listas de exigências de artistas para o camarim acabaram se tornando folclóricas com o passar dos anos. Algumas vezes, Josh Homme resolveu entrar na zoeira e fez inusitados pedidos pré-show.
Em participação on podcast Dish From Waitrose (via NME), o vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age revelou suas exigências mais malucas para apresentações. Antes de revelar os itens em si, o músico deixou claro que só faz isso em nome do bom humor, pura e simplesmente.
Josh disse:
Sempre digo que elitismo é ruim — quando eu não estou incluído. Acho que com o passar dos anos, uma das coisas que te mantém jovem, além de injeções, é ter um bom senso de humor. Então, conforme os anos passaram, e tivemos acessos a mais e mais pedidos absurdos sendo aceitos, isso começa a te fazer pedir coisas mais estranhas.”
Ao revelar o que já pediu de estranho, Homme também disse que as pessoas costumavam questioná-lo sobre os itens bizarros. A resposta, para manter a piada, era na base da grosseria. O frontman do QOTSA contou:
Por um tempo, eu costumava pedir formigas banhadas em chocolate e um mapa da Irlanda para ser colocado na parede. As pessoas me perguntavam: ‘Josh, por que você quer formigas banhadas no chocolate e um quadro com o mapa da Irlanda?’. e eu dizia: ‘Quer saber? Cuide da sua vida’.”
O mais curioso é que, apesar de estranhas, as exigências do americano não estão nem perto de entrar para o rol dos pedidos bizarros de artistas para o camarim.
Entre os pedidos que entraram para a história no camarim de um artista estão alguns dos grandes nomes da música. Jack White, por exemplo, já proibiu bananas em uma turnê. Depois, explicou depois que um dos membros de sua equipe tinha uma alergia severa à fruta.
Já o excêntrico Kanye West não poderia ter uma lista menos extravagante. Banheiras de iogurte e petiscos diversos dividem espaço no camarim do rapper com máquinas de bebidas que entregam drinks finos ao apertar de um botão.
Paul McCartney é do tipo detalhista. Tudo deve ser lavado a seco um dia antes de sua chegada no local e todas as luzes devem ter um dimmer.
O Van Halen também costumava ter uma exigência muito estranha nos anos 1970. A banda pedia uma bacia cheia de M&M’s e proibia a inclusão de qualquer unidade marrom do chocolate colorido.
Anos depois, o vocalista David Lee Roth revelou que a exigência era uma medida de segurança, colocada no contrato do grupo com o contratante. Se houvesse M&M’s marrom, é porque o acordo não havia sido lido em detalhes.
Colaborou: André Luiz Fernandes.
+++LEIA MAIS: O único “problema” do Queens of the Stone Age, segundo Josh Homme
+++LEIA MAIS: A entusiasmada opinião de Josh Homme sobre o Nirvana
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.