CLÁSSICO TRANSCENDENTAL

O disco nada metal que deixou Ozzy e Van Halen obcecados na década de 80

Trabalho lançado em 1986 foi tocado repetidas vezes pelo cantor a ponto de “estragar fita”, além de ter motivado linda homenagem de filho de guitarrista

Igor Miranda (@igormirandasite)

Ozzy Osbourne e Eddie Van Halen em 1986 (Fotos: Paul Natkin e Ross Marino / Getty Images)
Ozzy Osbourne e Eddie Van Halen em 1986 (Fotos: Paul Natkin e Ross Marino / Getty Images)

Ozzy Osbourne revolucionou o heavy metal por duas vezes. Primeiro, ao lado do Black Sabbath, no início dos anos 1970. Depois, em carreira solo, já no começo da década seguinte. Entre esses dois períodos, surgiu o Van Halen, banda capitaneada pela guitarra ardida de Eddie Van Halen — responsável por mudar não apenas a história de seu instrumento, como, também, a música pesada.

Eis que, no meio da década de 1980, quando Ozzy e Eddie já eram artistas super consolidados, um álbum fez a mente deles. E tem nada de hard rock ou heavy metal neste disco.

Trata-se de So (1986), quinto trabalho de estúdio de Peter Gabriel em carreira solo. Neste registro, o ex-vocalista do Genesis trouxe o mega-hit “Sledgehammer”, com um clipe revolucionário e exaustivamente tocado na MTV. Faixas como “In Your Eyes”, “Don’t Give Up”, “Big Time” e “Red Rain” também se destacaram no período.

No livro de memórias Last Rites, lançado de forma póstuma, Ozzy, falecido em 22 de julho aos 76 anos, conta ter ficado fascinado com So que desgastou uma fita que tinha. Todos ao seu redor ficaram loucos por conta da execução repetida do material.

“Eu tocava So o dia todo no ônibus da turnê. Tocava a noite toda no hotel onde estávamos hospedados. Eu aumentava o volume na minha caixa de som se estivesse perto de uma piscina. E em todos os outros momentos – exceto quando estava no palco – eu estava cantando uma das músicas do álbum a plenos pulmões.”

Ozzy Osbourne em 1986 (Foto: Paul Natkin/Getty Images)

Um funcionário de Osbourne, em especial, chegou a tirar um tempo fora do trabalho para “descansar” do disco. O cantor afirma:

“Chegou ao ponto em que meu segurança não aguentava mais. Aquele disco acabou com ele. Ele teve que tirar um tempo de folga, só para poder passar um dia sem ouvir ‘Sledgehammer’.”

Eddie Van Halen concorda com Ozzy Osbourne

Por sua vez, Eddie Van Halen mencionou So em diversas entrevistas. Numa delas, o artista falecido em 2020 chegou a dizer que o álbum de Peter Gabriel foi o último que ele comprou, pois músicas lançadas em anos seguintes por qualquer artista não lhe interessavam.

Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que também seguiu carreira musical, definiu So como o disco favorito de seu pai. Durante participação no podcast The Magnificent Others (via site Igor Miranda), declarou:

“Uma grande coisa que me conectava com meu pai era o AC/DC. Ele também gostava muito de Tori Amos, e o álbum favorito dele de todos os tempos, que também é um dos meus favoritos, era So, do Peter Gabriel. Ele tinha um gosto muito eclético.”

Eddie Van Halen em 1986 (Foto: Ross Marino/Getty)

Como forma de homenagear Eddie, Wolfgang escolheu a música “In Your Eyes”, do disco mencionado, para tocar em seu casamento com Andraia, em 2023. O guitarrista já havia nos deixado, mas recebeu este tributo simbólico.

Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa

A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: A controversa opinião de Roger Waters sobre Ozzy — rebatida por filho do cantor
+++ LEIA MAIS: O único cantor autorizado por Ozzy a substitui-lo no Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: O discreto e belo gesto de Zakk Wylde para ajudar Ozzy em seu show final
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: black sabbath, Eddie Van Halen, Genesis, Ozzy Osbourne, peter gabriel, van halen, Wolfgang Van Halen