TRANSIÇÃO

O estressante primeiro show de Ozzy Osbourne sem o Black Sabbath

Saudoso vocalista iniciou a carreira solo em 1980 sob pressão e incertezas após deixar a “guarda” de Tony Iommi

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

O vocalista Ozzy Osbourne em 1980 (Foto: Fin Costello / Redferns via Getty Images)
O vocalista Ozzy Osbourne em 1980 (Foto: Fin Costello / Redferns via Getty Images)

Apesar do sucesso comercial que viria a seguir, a transição do saudoso Ozzy Osbourne para a carreira solo — após sua saída do Black Sabbath em 1979 — foi marcada por incertezas e uma forte pressão para se sair bem.

Em uma antiga entrevista ao Sunset Vinyl (via Ultimate Guitar), o Príncipe das Trevas revelou que seu primeiro show individual, realizado em 12 de setembro de 1980, no Apollo Theatre, em Glasgow, na Escócia, foi uma experiência desafiadora. Basicamente, um teste de autoconfiança.

Ozzy admitiu que, durante os anos em que esteve no Black Sabbath, dependia fortemente de Tony Iommi para se sentir seguro em cima do palco. Ele explica que o guitarrista exercia o papel quase de um pai:

“Lembro-me de tocar no Glasgow Apollo no meu primeiro show solo e eu dizia para a Sharon (Osbourne): ‘Não vou conseguir’. Porque, estando no Black Sabbath, o Tony (Iommi) era como uma figura paterna para mim, e eu me apoiava muito nele.”

O vocalista Ozzy Osbourne em 1981 (Foto: Watal Asanuma / Shinko Music / Getty Images)
O vocalista Ozzy Osbourne em 1981 (Foto: Watal Asanuma / Shinko Music / Getty Images)

Ele acrescenta:

“E aí, lá estava eu, com a banda Ozzy Osbourne … e não foi um show com ingressos esgotados. Estava com cerca de três quartos dos ingressos vendidos. Mas eles adoraram. E eu me lembro de sair daquele palco tão emocionado. Foi como uma conquista.”

O primeiro show de Ozzy Osbourne

Na ocasião, Ozzy estava acompanhado por Randy Rhoads (guitarra), Bob Daisley (baixo) e Lee Kerslake (bateria). Eles executaram o repertório do álbum Blizzard of Ozz (1980) praticamente na íntegra. A única ausência foi “Dee”, instrumental criada por Randy.

Também tocaram o lado B “You Looking at Me Looking at You”, além de três músicas do Sabbath: “Iron Man”, “Children of the Grave” e “Paranoid” (via Setlist.fm).

+++ LEIA MAIS: A nova pista de que o Ozzfest está prestes a voltar
+++ LEIA MAIS: Zakk Wylde fala à RS sobre Ozzy Osbourne, novo álbum do Black Label Society e Shakira
+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne ganha tributo no Grammy 2026 com Post Malone nos vocais

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: black sabbath, Ozzy Osbourne, tony Iommi