FIM DE UMA ERA

Paul McCartney lamenta falência da fabricante de seu icônico baixo

“É muito triste ver a Höfner fechar as portas”, afirma o lendário baixista dos Beatles em homenagem nas redes

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Paul McCartney, dos Beatles tocando seu baixo Hofner 500/1
Paul McCartney, dos Beatles tocando seu baixo Hofner 500/1 - David Redfern/Redferns

Segundo o site Guitar.com, a marca alemã de baixos e guitarras Höfner entrou com um pedido de falência no início do mês de dezembro. A empresa ganhou fama pela fabricação do baixo Höfner 500/1, considerado o baixo mais importante da história por seu papel na gravação de inúmeros sucessos dos Beatles.

O Höfner 500/1 Violin Bass foi o primeiro baixo que Paul McCartney comprou na vida, adquirido em 1961 por 30 libras esterlinas (equivalente a cerca de 38 dólares na época, ou R$ 220 hoje em dia) em Hamburgo, na Alemanha. O instrumento se tornou inseparável do músico e pode ser ouvido em clássicos como “Love Me Do“, “She Loves You” e “Twist and Shout“. O ex-Beatle recorreu ao Facebook e ao Instagram para expressar seus sentimentos sobre o fechamento da empresa centenária. “Estou muito triste em vê-los fechar as portas”, escreveu McCartney. “Eles vêm fabricando instrumentos há mais de 100 anos, e eu comprei meu primeiro baixo Höfner nos anos sessenta. Tenho o amado desde então.”

O baixista de 82 anos compartilhou detalhes sobre sua conexão especial com o instrumento: “É um instrumento maravilhoso de tocar: leve, e me encoraja a tocar com bastante liberdade. Também oferece variações agradáveis de tom que eu aprecio. Então, condolências a todos na Höfner, e obrigado por toda a ajuda ao longo dos anos.”

A história do baixo original de McCartney ganhou um capítulo emocionante recentemente. O instrumento foi roubado do músico em 1972 e permaneceu desaparecido por mais de 50 anos, sendo finalmente devolvido a ele no ano passado. A saga do baixo perdido promete virar um documentário, com direção de Arthur Cary.

A recuperação veio após McCartney e fãs mais fervorosos dos Beatles tentarem inúmeras vezes recuperar o instrumento roubado ao longo de sua ausência de mais de cinco décadas. O passo mais famoso da busca foi a campanha “The Lost Bass” ou “O Baixo Perdido”, em tradução livre, que começou em 2018 e começou a chamar atenção em 2023.

Originalmente, os integrantes da banda acreditavam que o baixo desapareceu em janeiro de 1969, quando os Beatles estavam gravando as sessões de “Get Back/Let It Be“. No entanto, durante investigações da equipe do Projeto do Baixo Perdido, descobriram que o instrumento foi roubado três anos depois.

O instrumento foi encontrado por Cathy Guest, que descobriu o baixo em seu sótão após a morte de seu marido Hadyn. Cathy acredita que ele, por sua vez, herdou o baixo de seu irmão Graham.

Após a recuperação do baixo no ano passado, a seguinte declaração foi divulgada no site de McCartney: “Após o lançamento do Projeto do Baixo Perdido de 2023, o baixo Höfner 500/1 de 1961 de Paul, que foi roubado em 1972, foi devolvido. O instrumento foi autenticado pela Höfner e Paul está incrivelmente grato a todos os envolvidos.”

+++ LEIA MAIS: Saga do baixo roubado de McCartney vira documentário

+++ LEIA MAIS: As 10 bandas de rock que mais faturaram com shows em 2025, segundo a Billboard

+++ LEIA MAIS: Quando estreiam os próximos episódios da série ‘The Beatles: Antologia’?

+++ LEIA MAIS: Como os Beatles deram início à era dos álbuns com ‘Rubber Soul’

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Paul McCarteny, The Beatles