Paul Mescal teve que aprender a tocar como canhoto para interpretar Paul McCartney
Ator escalado para fazer o papel de Macca na cinebiografia dos Beatles, dividida em quatro filmes, revela detalhes do processo de imersão
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
Paul Mescal ganhou um dos papéis mais cobiçados de Hollywood ao ser escalado para interpretar Paul McCartney na cinebiografia dos Beatles, dirigida por Sam Mendes e que será dividida em quatro partes — sob a perspectiva de cada um dos integrantes.
No entanto, a tarefa também traz consigo grandes responsabilidades, dentre elas a de não decepcionar a legião de fãs da maior banda de todos os tempos. O grau de exigência, naturalmente, será altíssimo.
E um dos desafios de Paul Mescal no papel já começou por ter de aprender a tocar violão e baixo com a mão esquerda, já que Macca é canhoto. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o ator falou sobre esse e outros aspectos da imersão no personagem:
“Estou aprendendo a tocar com a mão esquerda, então tem sido bem intenso. Foi algo muito, muito especial.”

Mescal também relevou que teve contato direto com Paul McCartney para poder absorver nuances de sua personalidade de sua forma de tocar. Eles até tocaram “Blackbird” juntos, segundo o ator:
“Estar sentado diante de alguém tocando uma das músicas mais famosas e regravadas de todos os tempos, e depois estar sentado diante da pessoa que… aquilo surgiu na cabeça dele. Eu pensei: ‘Eu amo meu trabalho’.”
Ele acrescentou:
“Essa é a coisa mais legal que meu trabalho já me proporcionou. Eu estava tendo uma espécie de experiência extracorpórea. Eu estava na escola de teatro há nove anos e (agora) estou sentado ao lado de Paul McCartney, e estamos interpretando ‘Blackbird’.”
O ator, que recentemente fez filmes como Gladiador 2 (2024) e Aftersun (2022), ressaltou a importância de Paul para a história da música e da cultura pop. Segundo ele, interpretar o Beatle no cinema será algo memorável:
“Acho que ele mudou o mundo de forma fundamental e para sempre. Nunca esquecerei enquanto viver.”
As cinebiografias dos Beatles
Intitulado originalmente The Beatles – A Four-Film Cinematic Event, o projeto liderado por Sam Mendes promete ser um marco histórico. Pela primeira vez, a Apple Corps e os membros sobreviventes — Paul McCartney e Ringo Starr —, junto às famílias de John Lennon e George Harrison, concederam os direitos totais da história de vida e da música para um filme roteirizado.
A proposta de Mendes é inovadora: quatro filmes interconectados, cada um contado a partir do ponto de vista de um dos membros da banda, culminando no término do grupo em 1970. A Sony Pictures planeja um lançamento coordenado para abril de 2028, o que o diretor descreveu como a primeira “experiência cinematográfica maratonável”.
Após meses de especulação, o elenco principal já está escalado e conta com alguns dos nomes mais promissores da nova geração de Hollywood. Confira quem dará vida aos garotos de Liverpool e às figuras-chave ao seu redor:
- Paul McCartney: Paul Mescal
- John Lennon: Harris Dickinson
- George Harrison: Joseph Quinn
- Ringo Starr: Barry Keoghan
O elenco de apoio também ganhou reforços de peso. Saoirse Ronan interpretará Linda McCartney, enquanto Anna Sawai assumirá o papel de Yoko Ono. James Norton viverá o empresário Brian Epstein, e Harry Lloyd fará o produtor George Martin.
+++ LEIA MAIS: A única palavra usada por Paul McCartney ao resumir show do Oasis reunido
+++ LEIA MAIS: Como John Lennon reagia ao ouvir críticas a Paul McCartney após o fim dos Beatles
+++ LEIA MAIS: Saga do baixo roubado de McCartney vira documentário