Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Paul Simon aborda perda auditiva na estreia do documentário In Restless Dreams

In Restless Dreams conta carreira de Paul Simon e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto

Redação Publicado em 12/09/2023, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Simon (Foto: Brian de Rivera Simon/Getty Images)
Paul Simon (Foto: Brian de Rivera Simon/Getty Images)

Aclamado cantor de folk rock que fez parte da dupla Simon & Garfunkel, Paul Simon falou sobre perda auditiva durante estreia do documentário In Restless Dreams: The Music of Paul Simon (2023). As informações são da Rolling Stone EUA.

O longa foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto no último domingo, 10, e comentou como "começa" a aceitar perda auditiva no ouvido esquerdo. No evento, Simon falou sobre a doença e capacidade de continuar se apresentando em sessão de perguntas e respostas.

+++LEIA MAIS: Aerosmith adia shows de despedida após problema de saúde de Steven Tyler

"Não aceitei totalmente, mas estou começando a aceitar," afirmou ao lado de Alex Gibney, diretor do documentário. "Toco violão todos os dias. É o instrumento que me permite expressar-me de forma criativa. Mas também é onde procuro consolo."

Se estou me sentindo… ‘tanto faz’. Então é uma coisa muito importante para mim. Você sabe, algo acontece com você quando você tem algum tipo de deficiência que muda sua consciência ou muda a forma como você interage com a vida.

Segundo Paul Simon, não houve melhora no ouvido esquerdo: "Normalmente, quando termino um álbum, saio em turnê com ele, e então tenho a oportunidade de realmente investigar o trabalho. E aí evolui para outro padrão, e vai além."

+++LEIA MAIS: Guns N' Roses: Axl Rose ajudou Carrie Underwood a escolher covers para abrir show

"Mas daqui a uma semana vou tentar trabalhar com dois guitarristas que vão tocar as partes que eu toquei no disco e ver se consigo cantar a peça. Não tenho certeza de como posso integrar minha voz com as guitarras," continuou o cantor.

Mesmo com esse problema de saúde, Simon ainda compõe canções inéditas: "Eu escrevi uma nova música chamada 'When I Learned to Play Guitar,' mas não sei se farei alguma coisa com ela."

+++LEIA MAIS: Coala Festival vira Coala Music e amplia atuação cultural

In Restless Dreams: The Music of Paul Simon mostra a carreira de cerca de 60 anos de Paul Simon, como o tempo de integrante de Simon & Garfunkel (formada com o amigo de infância Art Garfunkel), gravação do álbum de sucesso Graceland (1986), e os últimos anos gravando no estúdio caseiro dele no Texas. O documentário ainda não tem previsão de estreia.