CARREIRA DE SUCESSO

Paulinho da Costa: Documentário sobre ícone da música brasileira é revelado na SIM SP

Obra dirigida por Oscar Rodrigues Alves vai retratar trajetória do percussionista que colaborou com nomes como Michael Jackson, Madonna e Elton John

Redação

Publicado em 20/02/2025, às 18h14
Oscar Rodrigues Alves, Paulinho da Costa e João Marcelo Bôscoli (Foto: Júlia Magalhães)
Oscar Rodrigues Alves, Paulinho da Costa e João Marcelo Bôscoli (Foto: Júlia Magalhães)

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, o percussionista Paulinho da Costa vai ter a trajetória retratada em um documentário. A informação exclusiva foi apresentada durante a Semana Internacional de Música em São Paulo (SIM SP), no painel “Paulinho da Costa e Oscar Rodrigues entrevistados por João Marcelo Bôscoli”.

Com a direção de Oscar Rodrigues Alves, o documentário irá narrar a trajetória do músico carioca dono de colaborações com artistas de destaque no Brasil e no mundo.

Paulinho da Costa viajou pela primeira vez aos Estados Unidos em 1972. Desde então, quando foi apresentado pelo lendário trompetista americano Dizzy Gillespie ao mainstream americano, nunca mais voltou. Aos poucos, o músico brasileiro foi se tornando um dos nomes mais requisitados para gravações de estúdio. Foi com Quincy Jones que ele estabeleceu a conexão mais profunda, que se transformou em uma amizade de décadas.

Quincy era como um irmão. Quando fomos apresentados, não sabia nem por onde começar a tocar. Fomos amigos pela vida inteira”, conta. 

A partir da amizade com o produtor americano, Paulinho chegou até Michael Jackson, participando das gravações de estúdio do lendário disco Thriller. A lista de trabalhos dele também tem colaborações com Madonna, Earth, Wind & Fire, Elton John e Ella Fitzgerald, além de também ter sido procurado por Rihanna e Red Hot Chili Peppers.

Paulinho da Costa na SIM São Paulo (Foto: Julia Magalhães)
Paulinho da Costa na SIM São Paulo (Foto: Julia Magalhães)

O documentário trará uma narrativa da vida do músico, contando principalmente sua aventura entre os maiores nomes do cancioneiro americano. A aproximação entre Paulinho e Oscar Rodrigues Alves fez com que o cineasta criasse um vínculo afetivo com a trajetória do artista.

Foi como relatar uma lenda diante dos meus olhos. Este homem foi membro da família Earth,Wind & Fire e amigo de Quincy Jones. Mas não é só por isso, é pelo fato de que sua grandeza transcende as barreiras de países. Paulinho é universal”, completa o diretor.

A SIM São Paulo 2025 acontece desde o dia 17 e continua até o dia 21 de fevereiro, consolidando-se como o maior encontro da música e economia criativa da América Latina. O evento reúne artistas, produtores, executivos da indústria fonográfica, festivais, selos e profissionais do setor em uma programação intensa de painéis, workshops, showcases e networking. 

Neste ano, o evento reforça sua vocação como plataforma global de conexão e inovação no mercado musical, promovendo debates sobre o futuro da música, novas tecnologias, sustentabilidade, diversidade e políticas culturais. Além da programação oficial, a SIM SP conta com uma extensa agenda paralela espalhada pela cidade, reafirmando São Paulo como um polo de efervescência cultural e artística.

A Semana Internacional de Música de São Paulo 2025 tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura/Governo federal.

+++LEIA MAIS: A música de Michael Jackson que Quincy Jones impediu de virar “metal”

+++LEIA MAIS: Adaptação dos festivais às mudanças climáticas é tema de debate na SIM SP