Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pausa de BTS por alistamento pode impactar economia sul-coreana

Nesta segunda-feira, 17, a empresa responsável pelo BTS anunciou que o grupo deverá retornar aos palcos apenas em 2025, após serviço militar obrigatório

Pamela Malva • Publicado em 17/10/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS: V, Suga, Jin, Jungkook, RM, Jimin e J-Hope (Foto: Divulgação/Instagram)
BTS: V, Suga, Jin, Jungkook, RM, Jimin e J-Hope (Foto: Divulgação/Instagram)

Fãs do K-pop em todo o mundo foram surpreendidos nesta segunda-feira, 17, quando a Hybe, produtora do BTS, anunciou que o grupo deverá se alistar no serviço militar obrigatório da Coréia do Sul, retornando aos palcos apenas em 2025. O problema é que, segundo especialistas, o hiato da banda afetará não apenas o mercado do K-pop, como também a própria economia do país.

Grande aposta nos investimentos da Coréia do Sul, o K-pop movimenta tanto o mercado de entretenimento, quanto o turismo da nação. E, como um dos maiores grupos do gênero, parece óbvio que o BTS, e sua consequente pausa, teria um grande impacto na economia sul-coreana.

+++LEIA MAIS: BTS: Integrantes cumprirão serviço militar obrigatório; grupo retorna em 2025

Tamanha é a influência do grupo no mercado do país que, em junho, quando foi anunciado que o grupo faria uma pausa para que seus integrantes pudessem iniciar suas carreiras solo, as ações da Hybe caíram cerca de 40% — e os números voltaram a cair nesta segunda, com o anúncio do alistamento.

É importante pontuar que, de acordo com o Yahoo! Finanças, o BTS também tem um impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) da Coréia do Sul, sendo que gerou mais de 11 bilhões de dólares para a economia do país em 2021, montante que representou cerca de 0,3% do PIB da nação. Por isso, inclusive, é de se esperar que a pausa do grupo tenha impacto direto na riqueza sul-coreana.

+++ LEIA MAIS: BTS: Qual música foi virada na carreira do grupo? Jungkook responde

Mas por que o BTS tem que se alistar?

Em 2019, o governo sul-coreano revisitou as leis de alistamento no país e, em uma revisão da regra original, estabeleceu que cantores de K-pop reconhecidos globalmente podem adiar seus alistamentos até os 30 anos. Foi assim que, conhecida como a "Lei do BTS", a decisão do parlamento da Coreia do Sul alterou a idade limite para o serviço, que era de 28 anos.

Como membro mais velho do BTS, então, Kim Seok-jin, conhecido como Jin, deverá se alistar ainda este ano, já que completa 30 anos em 04 de dezembro. Depois dele vêm SUGA, com 29 anos, RM e J-Hope, com 28, Jimin, com 27, V, que tem 26 anos, e o mais jovem dos sete, Jungkook, com 25 anos.

+++LEIA MAIS: Além de BTS: 4 artistas que serviram exército