Pearl Jam está ‘entre eras’, mas ‘animado com o futuro’, diz Eddie Vedder
Sete meses após a saída de Matt Cameron, o vocalista do Pearl Jam se recusa a dizer se encontraram um novo baterista — mas confirma que a banda está “ensaiando”
BRIAN HIATT
Já se passaram sete meses desde que o baterista Matt Cameron deixou o Pearl Jam, então o que está acontecendo com a banda? Em uma entrevista por Zoom com a Rolling Stone que estava focada em seu novo e emocionante documentário Matter of Time, sobre seu trabalho beneficente em apoio à pesquisa médica, o vocalista Eddie Vedder disse que recentemente leu uma descrição do estado atual do grupo que soou verdadeira. “A citação era, eu acho, ‘Pearl Jam está entre eras no momento'”, ele disse. “E eu achei isso realmente bem conciso”.
Vedder desviou da pergunta sobre se a banda já encontrou um novo baterista, de uma maneira que pode levantar as sobrancelhas dos fãs. “Se eu fosse dizer alguma coisa”, ele disse, “acho que gostaríamos de ter uma discussão em banda sobre o que gostaríamos de dizer ou quem seria o mensageiro ou o que seja”.
Mas Vedder deixou claro que ele e os outros membros do Pearl Jam estão tocando juntos atualmente, e se sentindo abertos à evolução, baby. “Estamos no laboratório, estamos ensaiando, animados”, ele disse. “É legal pensar em mudança. Por mais que gostaríamos de ter feito do jeito que fizemos para sempre — e ainda poderemos fazer aquilo — acho que estamos todos apenas animados com o futuro”.
Cameron, que ganhou destaque pela primeira vez como membro do Soundgarden, se juntou ao Pearl Jam em 1998 após a separação inicial da outra banda e tocou em todos os álbuns de estúdio do Pearl Jam desde Binaural (2000) até o Dark Matter (2024) do ano passado. Ele anunciou sua saída no Instagram em julho, pouco depois de a banda encerrar uma turnê de arenas na primavera. Cameron confirmou que “ainda é um músico ativo” e está atualmente trabalhando em um novo álbum do Soundgarden usando vocais que Chris Cornell gravou antes de sua morte. O Pearl Jam passou por cinco bateristas desde sua fundação em 1990, mas os 25 anos de Cameron ultrapassaram todos os predecessores combinados.
O documentário de Vedder para a EB Research Partnership, Matter of Time, está disponível agora na Netflix. Leia nossa entrevista completa com Vedder sobre o filme aqui.
+++LEIA MAIS: O problema que fez Matt Cameron sair do Pearl Jam
+++LEIA MAIS: A verdadeira e surpreendente história por trás do nome do Pearl Jam