Banda tem feito diversos investimentos ambientais e, no último fim de semana, pediu proteção a povo originário
Conhecidos por seu ativismo pelo meio ambiente, o Pearl Jam fez uma publicação em seu perfil no Instagram e site oficial no último Dia da Terra (22), prestando apoio ao projeto de proteção do povo Kayapó.
O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é um dia que simboliza a luta pela defesa do meio ambiente e promove a consciência ambiental. Todo ano é criado um lema, que em 2023 foi “investir no Planeta Terra”. O povo Kayapó ocupa e protege uma extensão da floresta amazônica contra o desmatamento, e tem sofrido diversas ameaças e ataques por isso. Sua luta inclui a preocupação com a expansão industrial no Norte do país e com a extração ilegal de madeira, com o garimpo e com a pesca.
Para aumentar este trabalho de proteção, foi criado um Programa de Postos de Guarda Kayapó, que consiste em postos de guarda espalhados ao longo da fronteira de 2.200 km (1.375 milhas) das reservas, com objetivo de deter possíveis intrusos e proteger a biodiversidade da região. O Pearl Jam faz parte do programa e contribui com investimentos.
No post do Instagram, a banda afirma: “O povo Kayapó são guardiões de uma vasta extensão de floresta amazônica na linha de frente do desmatamento. Os Kayapó e seus aliados conseguiram se manter firmes contra uma miríade de ameaças cada vez mais intensas. Junte-se à aliança hoje em kayapo.org e defenda o futuro do nosso planeta.”. Confira:
Em sua última turnê, o Pearl Jam destinou US$ 200 por cada tonelada de carbono emitido para um programa que busca ajudar nas reduções. O quinteto investiu essa quantia em várias soluções, inclusive com o povo Kayapó no Brasil. Este representa o maior investimento único do grupo em qualquer organização desde que lançou seu programa de redução da pegada de carbono.