“Hunger Strike”, gravada por integrantes do grupo junto do saudoso vocalista do Soudngarden, ficou fora dos repertórios por uma década
Publicado em 26/11/2024, às 11h06
A etapa 2024 da turnê Dark Matter, em que o Pearl Jam promove seu novo álbum de mesmo título, chegou ao fim no último sábado (23). A apresentação derradeira foi realizada no ENGIE Stadium, em Sydney, na Austrália.
Como habitual, o grupo executou um longo repertório, totalizando 27 músicas e duas horas e meia de espetáculo. Em meio a surpresas como “Dissident” (executada pela primeira vez na tour) e uma versão de “No Surrender” dedicada ao próprio autor Bruce Springsteen, o vocalista Eddie Vedder e companhia resolveram tocar “Hunger Strike”, canção mais popular do projeto paralelo Temple of the Dog, pela primeira vez desde 2014.
Fundado no início da década de 1990, o Temple of the Dog foi criado por Chris Cornell, saudoso vocalista do Soundgarden, como forma de homenagear o amigo Andrew Wood, cantor do Malfunkshun e Mother Love Bone falecido em março de 1990. Para a ocasião, ele trouxe seu próprio baterista, Matt Cameron (que se juntaria ao Pearl Jam em 1998), e vários amigos do Pearl Jam: Vedder, os guitarristas Stone Gossard e Mike McCready e o baixista Jeff Ament. Vale destacar que Gossard e Ament tocaram com Wood no Mother Love Bone.
A iniciativa rendeu um álbum homônimo, em 1991, lançado antes mesmo do Pearl Jam disponibilizar seu disco de estreia, Ten. Ao longo dos anos, Vedder e seus parceiros tocaram “Hunger Strike” nos shows com alguma frequência, mas a ausência de uma década pode ter sido motivada, também, pela morte de Cornell, em 2017. A execução da música em Sydney foi a primeira desde a perda.
Assista a um vídeo da performance de “Hunger Strike” abaixo.
Confira também um registro da interpretação do Pearl Jam, com Eddie Vedder sozinho no palco, para “No Surrender”.
+++ LEIA MAIS: A forte crítica de Pearl Jam, Jon Bon Jovi e outros à IA: “ataque à criatividade”
+++ LEIA MAIS: A dura reação de Eddie Vedder à morte de Amy Winehouse
+++ LEIA MAIS: O disco de rock que é um “livro didático” sobre música segundo Eddie Vedder
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.