Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / História

Pink Floyd: David Gilmour revela arrependimento sobre Syd Barrett; entenda

Documentário entrevista os ex-membros da banda e conta história de um dos fundadores

Redação Publicado em 07/08/2023, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Syd Barret (Divulgação)
Syd Barret (Divulgação)

No recém lançado Have You Got It Yet? The Story Of Syd Barrett And Pink Floyd, é contada a história de Syd Barret. O documentário de uma hora e meia traz depoimentos de ex-integrantes da banda, incluindo David Gilmour, que revelou alguns de seus arrependimentos em relação a Barrett (via Classic Rock):

Provavelmente a gente fez tudo o que pôde, embora fôssemos muito novos. Mas eu tenho um arrependimento ou dois. Nunca fui visitá-lo — embora a família dele desencorajasse isso — e eu nunca fui até a casa dele e bati na porta. Acho que Syd e eu nos beneficiaríamos com uma pessoa ou duas aparecendo na casa dele para uma xícara de chá.

Antes de David Gilmour assumir o posto como guitarrista do Pink Floyd, Roger Keith Barrett, conhecido como Syd Barrett, era quem ocupava a posição. Barrett foi um dos fundadores da banda formada em 1964, mas não durou muito tempo. Em 1968, ele e Gilmour coexistiram por cerca de duas semanas no Pink Floyd, mas logo Syd deixou o grupo.

Dois anos depois, em 1970, o músico lançou dois álbuns solo: The Madcap Laughs e Barrett. Logo em seguida, passou a se isolar cada vez mais e a demonstrar sintomas semelhantes aos de esquizofrenia. Ele costumava usar uma quantidade excessiva de LSD. Faleceu em 2006, aos 60 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

+++LEIA MAIS: Há 56 anos, Pink Floyd lançava seu primeiro álbum de estúdio "The Piper at the Gates of Dawn"

O documentário de 2023 conta ainda com a participação de Roger Waters, Nick Mason, e os ex-empresários da banda Peter Jenner e Andrew King.  A obra não é a primeira tentativa de esclarecer quem foi Syd Barrett: em 2014 Mike Watkinson e Pete Anderson lançaram o livro Crazy Diamond x Syd Barrett e o Surgimento do Pink Floyd. "Shine On You Crazy Diamond", dividida em várias partes, teria sido escrita para Syd.