Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pixies no Brasil: Em 2004, show em Curitiba 'solidificou' o retorno do grupo

Segundo David Lovering, o baterista do Pixies, a apresentação no Curitiba Pop Festival daquele ano "foi muito importante" para a banda

Redação Publicado em 10/10/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pixies (Foto: Divulgação/ Pixies)
Pixies (Foto: Divulgação/ Pixies)

Era 8 de maio de 2004 e um público borbulhante ocupava cada centímetro da Pedreira Paulo Leminski, aguardando por uma promessa enorme. Já separada há mais de dez anos, a formação original do Pixies finalmente havia retornado aos palcos e, com um único show marcado no Brasil, se apresentaria naquele Curitiba Pop Festival.

Grande referência do rock internacional entre as décadas 1980 e 1990, os integrantes do Pixies se reuniram pela primeira vez após anos de hiato em abril de 2004. Pouco tempo depois, a banda foi anunciada como a principal atração do festival curitibano.

+++LEIA MAIS: Peter Sarsgaard compara filme do Batman com Robert Pattinson à banda Pixies: ‘Força crua’

O tão esperado retorno do Pixies, então, atraiu não apenas fãs do Brasil, como também de outros países. E foi assim que os primeiros 3 mil ingressos para aquele dia 8 de maio esgotaram em menos de duas horas — sendo que apenas 8 mil foram disponibilizados.

No total, a banda tocou 26 músicas de seu repertório, com um show majoritariamente concentrado em Come on Pilgrim, Surfer Rosa e Doolittle, os três primeiros discos do Pixies. Foi apenas no bis, após interpretarem hits como "Gigantic", "Debaser” e "Into the White", que a banda tocou "Planet of Sound", do disco Trompe Le Monde.

+++LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers: Fazer parte da banda foi 'muito sufocante', diz Josh Klinghoffer

Tamanha foi a emoção gerada durante o show que imagens do evento na Pedreira Paulo Leminski foram incluídas no documentário LoudQUIETloud: A Film About the Pixies, de 2006. E, curiosamente, o show também foi bastante importante para a própria banda.

Acontece que, segundo David Lovering, o baterista do Pixies, a apresentação em Curitiba foi crucial para a continuidade da banda. Isso porque, em entrevista ao site Tenho Mais Discos Que Amigos, em 2019, o músico revelou que foi o público brasileiro que “solidificou” o grupo.

+++LEIA MAIS: De Volta Para o Futuro: Protagonistas emocionam fãs com reencontro

A gente tinha pouco tempo desde a reunião e quando chegamos aí e notamos o público cantando cada sílaba, cada virada de bateria, cada solo… Cara, foi quando notei de verdade o amor dos fãs. Foi o Brasil que solidificou de vez a gente. Sei que esse tratamento é meio que padrão de vocês com artistas… Mas foi muito importante para a gente.”

Uma década mais tarde, de volta aos palcos e com a baixista Paz Lenchantin no lugar de Kim Deal, o Pixies lançou mais um disco, o Indie City. Sem seguida, vieram os álbuns Head Carrier(2016), Beneath the Eyrie(2019) e o mais recente, Doggerel, de 2022.