Por que Bad Bunny tomou uma bronca num museu no México?
Cantor foi corrigido por funcionários do museu após tocar em estela maia, mas ainda assim postou foto do momento nas redes sociais
Kadu Soares (@soareskaa)
Bad Bunny se viu em uma pequena confusão durante visita ao México. O comportamento inadequado da estrela da música dentro de um museu local foi corrigido pela equipe, e absolutamente ninguém teria sabido sobre o incidente se Bad Bunny não tivesse postado uma foto de sua gafe ele mesmo. O Instituto Nacional de Antropologia e História do México não deixou o momento passar despercebido e usou suas próprias redes sociais para educar o público sobre por que esse tipo de comportamento é prejudicial para a preservação de patrimônios históricos.
#INAHInforma ℹ️ El Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH) informa ante la circulación en redes sociales de imágenes relacionadas con la visita del cantante Benito Antonio Martínez Ocasio, conocido como Bad Bunny, al Museo Nacional de Antropología (MNA).
— INAH (@INAHmx) December 27, 2025
Bad Bunny, que se apresentará no Super Bowl este ano, viajou recentemente para o México e compartilhou fotos de sua viagem nas redes sociais para seus fãs. As imagens eram em sua maioria inofensivas e claramente retratavam o artista se divertindo. Uma foto, no entanto, chamou a atenção da equipe do museu. A viagem de Bad Bunny ao país incluiu paradas em alguns locais nacionais, incluindo o Museu Nacional de Antropologia e História. Ele compartilhou fotos dessa visita em seu Instagram Stories, sem imaginar a repercussão negativa que viria a seguir.
Foi aí que o problema começou. Em uma das fotos, Bad Bunny aparece com a mão sobre uma estela maia, monumentos de pedra altos com entalhes intrincados. Embora apareçam em vários museus ao redor do mundo, eles não são interativos e definitivamente não devem ser tocados. As estelas maias, que geralmente datam do período entre 250 e 900 d.C., são extremamente delicadas e podem ser facilmente danificadas pelas mãos humanas e pelos óleos naturais da pele.
O Instituto Nacional de Antropologia e História teve algumas palavras para Bad Bunny. O instituto, que é responsável por vários museus da região, não quer que ninguém pense que pode repetir o mau comportamento de Bad Bunny. Depois que o músico postou fotos de si mesmo tocando em uma estela maia, o instituto se pronunciou no Instagram, explicando por que o comportamento é inadequado e potencialmente prejudicial aos artefatos históricos.
View this post on Instagram
O instituto também observou que Bad Bunny foi corrigido durante sua visita ao museu, então sua inclusão da foto nas redes sociais pareceu especialmente problemática. O porta-voz disse que o artista imediatamente removeu as mãos do artefato e que não houve mais incidentes durante sua visita.
+++LEIA MAIS: Kehlani não quer que Bad Bunny cante nenhuma palavra em inglês no Super Bowl
+++LEIA MAIS: Quanto dinheiro os shows de Bad Bunny realmente geraram para Porto Rico?