Por que Dave Grohl não canta músicas do Nirvana com o Foo Fighters
Baterista parceiro de Kurt Cobain montou sua própria banda e raramente revisita o repertório antigo — quando o faz, jamais assume o microfone
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 26/03/2025, às 15h53
O rompimento do Nirvana ocorreu de forma extremamente traumática, após a morte de Kurt Cobain, em 1994. Dave Grohl considerou até mesmo desistir da música, mas resolveu continuar e montou o Foo Fighters, inicialmente gravando todos os instrumentos até transformar o projeto em uma banda real — com ele nos vocais e guitarra.
Desde então, o grupo construiu um repertório próprio, sem se apoiar em versões do antigo grupo do qual Dave era baterista. Em entrevista de 2022 à Classic Rock, Grohl explicou por que sequer canta composições do Nirvana no Foo Fighters, que também traz em sua formação o guitarrista Pat Smear, seu colega de turnês na iniciativa anterior.

Inicialmente, Dave refletiu sobre seus tempos de Nirvana e o legado:
“Quando entrei para a banda, era tão divertido. Eu dormia no sofá da sala de Kurt. Ensaiávamos em um celeiro. Montávamos o equipamento e tocávamos aquelas músicas, com as pessoas ao redor ficando suadas e com calor. Eu amo a conexão e a admiração que o público do Nirvana tinha com a banda.”
Em seguida, veio a resposta para a pergunta: por que Dave não canta músicas do Nirvana com o Foo Fighters? O baterista já tocou músicas de Kurt Cobain em ocasiões fora do FF, mas nunca assumiu vocais. E tem motivo.
“Eu não me sentiria confortável cantando uma música que Kurt cantou. Eu me sinto ótimo em casa tocando aquelas músicas na bateria. E eu amo poder tocá-las com Krist (Novoselic, baixista) e Pat (Smear) com outro vocalista.”
Dave Grohl sonha com Kurt Cobain, parceiro de Nirvana
Também durante a entrevista, Dave Grohl disse que, até aquele momento em 2022, ainda tinha sonhos com Kurt Cobain. Nessas situações, ele imagina em seu inconsciente que o Nirvana segue ativo e que manteve sua colaboração com o falecido colega.
“Sigo tendo sonhos em que estamos no Nirvana, que ainda somos uma banda. Ainda sonho que há alguma arena vazia nos esperando para tocar.”
Todavia, são apenas questões do imaginário. Grohl revelou que não interrompe suas atividades para ouvir as canções do grupo em casa.
“Não sento em casa e fico ouvindo ‘Smells Like Teen Spirit’ sozinho. É apenas um lembrete de que a pessoa responsável por aquelas belas músicas não está mais conosco. É uma sensação agridoce.”
Nos últimos meses, Dave Grohl deixou o radar do público após ter admitido que traiu sua esposa e teve uma filha fora do casamento. O Foo Fighters cancelou um show que faria em festival e não agendou nenhuma apresentação desde o caso.
+++ LEIA MAIS: Dave Grohl é flagrado ao lado da esposa pela primeira vez após escândalo de traição
+++ LEIA MAIS: Músico que Dave Grohl admite ter copiado anuncia seu 1º álbum em 5 anos
+++ LEIA MAIS: Filha de Dave Grohl prepara lançamento do primeiro álbum
+++ LEIA MAIS: O disco que mudou a vida de Dave Grohl, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: A banda indie dos anos 2000 que Dave Grohl e Taylor Hawkins detestavam