Em entrevista à Variety, Mac DeMarco disse que muitos de seus colegas de profissão dependem mais do que deveriam da rede social
Publicado em 24/01/2023, às 17h20
A atual influência do TikTok na indústria musical é inegável. Músicas pop estão sendo feitas em formatos cada vez mais curtos e diretos, além de serem pensadas para coreografias na rede social de vídeos. A situação preocupa o multi-instrumentista canadense Mac DeMarco, que refletiu sobre o tema em recente entrevista.
Ao conversar com a Variety sobre seu novo álbum instrumental Five Easy Hot Dogs, o artista de indie rock definiu o estado atual da indústria como “deprimente”. Em seguida, explicou o seu ponto de vista.
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É muito deprimente. Acho que esse é o problema: os artistas caíram nesse papel de pensar: ‘bem, eu preciso dessas coisas’. Você não precisa. Mas se você quer ganhar dinheiro, eu acho que precisa.”
Ainda que tenha conquistado certo sucesso no mainstream, DeMarco não é exatamente um artista pop. Em função disso, ele consegue trabalhar de forma mais independente. “Eu sempre fui do tipo que trabalha em prol do que quer fazer - e se o dinheiro vier depois, é um bônus.”
Curiosamente, Mac reconhece que muitas de suas músicas “se saem muito bem no TikTok”. No entanto, em seu caso, é tudo orgânico. “Nunca tive que pensar: ‘bem, preciso deixar isso muito acelerado’. Ao mesmo tempo [...], simplesmente faça o que quiser da sua vida. Não ligo.”
Ainda durante a entrevista, Mac DeMarco refletiu sobre como a indústria musical tem feito com que artistas saiam menos em turnê atualmente. Vários músicos estão deixando de fazer shows para focar em seus trabalhos como criadores de conteúdo nas plataformas digitais, o que é uma pena na visão dele.
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Sair em turnê foi o maior presente da vida para mim. Você pega uma van com seus amigos e dirige por aí, festeja todas as noites, compartilha sua música, vê as partes mais estranhas de cada cidade e conhece outras pessoas estranhas. É tipo: ‘Você gosta que sua vida se torne uma aventura? Aqui está’. E agora as pessoas estão tipo: ‘Estou tão cansado…’ Não quero soar como um velho tio mal-humorado, mas é estranho.”
Estudos comprovam que o TikTok trouxe uma série de efeitos na música contemporânea. Uma pesquisa feita pelo Chartmetric (via Digital Music News) em 2021 aponta que canções viralizadas na rede social em questão vários artistas “decolaram” com seus números nas plataformas de streaming após essa divulgação orgânica. Dessa forma, os fãs descobrem outras obras e se “fidelizam”.
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Por outro lado, houve o estabelecimento do fenômeno da “audição ansiosa”, conforme observado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A publicação observa que compositores precisam fazer canções mais curtas e diretas, geralmente com seus principais ganchos melódicos nos primeiros segundos; caso contrário, o ouvinte logo pula e deixa sua faixa para trás.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.