Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que John Lennon ficou 'preocupado' com Ringo Starr após separação dos Beatles?

John Lennon tinha medo de Ringo Starr não conseguir fazer sucesso após a separação dos Beatles

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/07/2021, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (Foto: Getty Images / Equipe)
Beatles (Foto: Getty Images / Equipe)

Quando os Beatles decidiram encerrar a banda em 1970, cada integrante começou a trabalhar em projetos solos. No entanto, Ringo Starr não teve a mesma facilidade dos companheiros para emplacar um sucesso nas paradas, o que preocupou John Lennon

De acordo com Express UK, o repórter Michael Seth Starr explicou no livro Ringo: With a Little Help (2015) como Lennon tinha um "ponto fraco" quando se tratava de Ringo Starr. "Eles passavam férias juntos nos primeiros dias e eram vizinhos em Weybridge, passando vários fins de semana na companhia um do outro fora do estúdio," escreveu.

+++ LEIA MAIS: Quem foi Sgt Pepper, inspiração dos Beatles para disco?

Seth Starr também ressaltou como ex-Beatle se importava com o amigo: "John também estava preocupado com Ringo, agora que os Beatles deixaram de existir." O jornalista Ray Connolly completou: "Lembro de John falando sobre Ringo quando eles estavam em Tittenhurst Park [casa de Lennon] e disse, 'não quero que Ringo acabe pobre, precisando tocar em boates do norte."

"[Lennon continuou]: 'Porque a pior coisa no mundo para uma ex-estrela do pop na Inglaterra é acabar tocando em Bradford ou Darlington, nas boates do norte, porque são realmente lugares horríveis... As pessoas comem batata frita e scampi enquanto você tenta ser ouvido."

+++ LEIA MAIS: Qual música John Lennon escreveu cheio de ressentimentos?

Para impedir isso, Lennon resolveu presentear o amigo com a canção "I'm The Greatest." O músico a escreveu pela primeira vez em 1970 e decidiu não gravá-la sozinho na época. "[Lennon] esqueceu a música até que Ringo pediu a ele para contribuir com algo para o LP Ringo (1973).

Posteriormente, falou sobre ter reescrito a canção para o amigo: "Não poderia cantá-la, mas era perfeita para Ringo. Ele poderia dizer 'I'm The Greatest' [eu sou o melhor] e as pessoas não ficariam chateadas. Se eu dissesse 'I'm The Greatest,' todos levariam muito a sério."

+++ LEIA MAIS: Por que Prince achava música dos Beatles 'demoníaca'?

Starr também falou sobre a faixa: "É muito irônico. Só [John] poderia ter escrito e só eu poderia ter cantado." Para deixar a música ainda mais especial, foi gravada com quase todos os ex-integrantes dos Beatles, com Lennon no piano e nos vocais, e George Harrison na guitarra. 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL