Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / "Apavorado"

Por que Journey hesitou em permitir que Glee cantasse 'Don’t Stop Believin'?

Versão se tornou o maior sucesso da série e alavancou a fama da banda, mas integrantes tinham medo de como seria a repercussão

Rodrigo Tammaro Publicado em 09/08/2024, às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Glee e Journey (Imagem: Reprodução e Rob Loud/Getty Images)
Glee e Journey (Imagem: Reprodução e Rob Loud/Getty Images)

A série musical Glee foi uma das mais populares da televisão mundial na última década. O elenco é responsável por grandes sucessos, como a original “Loser Like Me” e a versão de “Teenage Dream”, de Katy Perry.

O maior hit da série é uma versão de “Don’t Stop Believin'”, banda Journey. A faixa alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100 e vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

+++VEJA MAIS: As 10 performances mais incríveis de Glee

Entretanto, inicialmente os integrantes da Journey ficaram em dúvida sobre liberar a canção para ser cantada em Glee. Quem revelou esse bastidor foi Neal Schon, guitarrista da banda. 

Programa adolescente

Em entrevista ao jornal The Guardian, Schon explicou o receio. Segundo ele, a banda teve medo de que uma versão “adolescente” da música pudesse pegar mal para o grupo.

Quando ouvi a música finalizada pela primeira vez, eu sabia que era especial, mas levou anos para chegar ao ponto em que se tornou um hino mundial. Todo mundo tem sua própria teoria sobre por que 'Don't Stop Believin' explodiu.”

Primeiro, a música apareceu no filme Monster, com Charlize Theron. Ela ainda figurou em The Sopranos e então foi gravada pelo elenco de Glee.

Fiquei apavorado com isso porque pensei que era uma série adolescente, não tão legal para nós. Mal sabia eu que isso abriria as portas a uma geração mais jovem para nossa música. Eu sou um roqueiro e um cara do blues. Sempre brincamos que se eu acho que algo é muito meloso, geralmente vai fazer sucesso.”

Apesar do receio inicial, hoje Schon reconhece o impacto positivo da versão de Glee. “Acabamos de esgotar três anos de ingressos em arenas e a banda está a todo vapor agora”, disse ele. “Quando tocamos ‘Don't Stop Believin’ ao vivo, sinto como se estivesse na minha Ferrari.”

Em 2024, o Journey visita o Brasil durante o Rock in Rio. A apresentação do grupo acontecerá no dia 15 de setembro no mesmo palco de Avenged Sevenfold, Evanescence e Os Paralamas do Sucesso.