ORGANIZADOR EXPLICA

Por que o Best of Blues and Rock passou a cobrar ingresso

Várias edições do evento brasileiro foram realizadas com entrada franca, mas modelo precisou ser alterado nos últimos anos

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 13/02/2025, às 08h30
Best of Blues and Rock - Arte: divulgação
Best of Blues and Rock - Arte: divulgação

O Best of Blues and Rock surgiu em 2013 como um festival que, como tantos outros, cobrava ingresso. Em anos seguintes, a organização contou com apoio de patrocinadores, o que permitia oferecer entrada franca para o público no geral. Todavia, em 2023, o evento abdicou do formato gratuito para retomar o modelo inicial.

A decisão gerou polêmica, mas foi mantida para os anos seguintes — como a edição 2025, que terá shows nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho de atrações como Alice Cooper, Dave Matthews Band, Deep Purple, entre outros.

Em entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, o presidente da Dançar Marketing e criador do festival, Pedro Bianco, explicou que a cobrança ou não de ingressos tem a ver com dois elementos: a presença de um patrocinador e o investimento nas atrações. Quando não há uma empresa oferecendo aporte e as despesas são mais altas, não há como realizar o evento com entrada franca.

“Começamos o projeto sem patrocínio em 2013 e cobrávamos ingresso normalmente. Fizemos duas ou três edições assim e queríamos muito um patrocínio. Surgiu um patrocinador e conseguimos viabilizar alguns eventos ao ar livre. Continuamos em algum formato fechado e ao ar livre, depois optamos só ao ar livre e tudo gratuito. É claro que era um nível de casting (atrações) que demandava um investimento um pouco menor do que o atual, mas não era cobrado ingresso pois queríamos dar acessibilidade ao público.”

Bianco garante que a organização segue empenhada em oferecer bons shows de modo acessível, mas os valores a serem investidos para a realização do evento subiram bastante em comparação a antes da pandemia. Ele comenta:

“Tudo cresceu, dobrou, quadruplicou: valores do casting, investimentos na área de mídia, comunicação, infraestrutura, som, luz e todas as coisas que fazem parte de um bom evento. Por isso acho que o ideal é que os patrocínios entrem, para ajudar a diminuir o valor do ingresso ou talvez até liberar o custo do ingresso para a população.”

Apesar disso, a ausência de um patrocinador não impede a realização do evento. O organizador apenas lamenta a situação.

“Não paramos por causa de um patrocinador que caiu fora. Acho que o Brasil precisa de eventos desse tipo e é uma pena. Muitos patrocinadores ainda hesitam em entrar no projeto. Acho que isso daí é uma coisa estranha. Mas também, para nós, nessa altura do campeonato, tanto faz querer entrar ou não. O evento vai acontecer igual e está acontecendo cada dia mais bonito. Não faço evento por causa do dinheiro, mas porque eu gosto, sou apaixonado, há 40 anos. Dinheiro é uma consequência. Mas você precisa, obviamente, ter condições de fazer um projeto ficar em pé. É caro, o retorno vem e eu fico muito feliz com esse projeto.”

Best of Blues and Rock 2025

Veja abaixo a programação:

  • 7 de junho (sábado): Dave Matthews Band, Richard Ashcroft (The Verve), Cachorro Grande, Vitor Kley
  • 8 de junho (domingo): Dave Matthews Band, Richard Ashcroft (The Verve), Barão Vermelho, Soul Lee – Paula Lima canta Rita Lee
  • 14 de junho (sábado): Alice Cooper, Black Pantera, Charlie Brown Jr Marcão Britto & Thiago Castanho
  • 15 de junho (domingo): Deep Purple, Judith Hill, Hurricanes

Os valores de ingressos são de R$ 600 (inteira) e R$ 300 (meia). A venda acontece no site Eventim (online, com taxa) e na bilheteria física (sem taxa)  no Morumbis (Bilheteria 5, próximo ao portão 15 – Av. Giovanni Gronchi, 1866). Funcionamento: terça a sábado das 10h às 17h (não funciona em feriados e emendas de feriados).

+++ LEIA MAIS: A banda que Alice Cooper acredita tê-lo superado ao gravar um de seus hits
+++ LEIA MAIS: A música do Deep Purple mais difícil de se cantar segundo Ian Gillan
+++ LEIA MAIS: Best of Blues and Rock anuncia line-up do segundo final de semana (14 e 15 de junho) com Alice Cooper e Deep Purple
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram