Por que o Coldplay se inspirou na cor amarela em ‘Yellow’
Música lançada como single do álbum Parachutes (2000) foi o primeiro grande sucesso da banda, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Formado em Londres em 1997, o Coldplay emplacou seu primeiro grande sucesso três anos depois. Foi com a música “Yellow”, do álbum de estreia Parachutes (2000), que eles estouraram.
A canção foi escolhida como segundo single do disco no Reino Unido e como o primeiro nos Estados Unidos. Rapidamente, o grupo ganhou notoriedade e viu “Yellow” se destacar também nas paradas de outros países.
Mas o que diz a letra e por que o Coldplay se inspirou na cor amarela para escrever esse hit?
Origem e significado de “Yellow”, do Coldplay
De acordo com o vocalista Chris Martin, a explicação é mais simples do que se imagina. Remete ao momento em que a banda estava em um estúdio chamado Rockfield — o mesmo usado pelo Oasis para gravar “Wonderwall” —, no País de Gales.
Eles estavam trabalhando em outras composições de Parachutes, quando o gravador simplesmente estragou. Obrigado a fazer uma pausa, Chris conta que foi lidar com outras coisas e acabou tendo a ideia de “Yellow”.

À Rolling Stone EUA, o vocalista explicou o “segredo” por trás no nome da canção, que, na verdade, não significa nada especificamente. Ele disse:
“O título ‘Yellow’ veio de uma lista telefônica chamada Yellow Pages (Páginas Amarelas). A música inteira veio de um erro, uma quebra, uma máquina disfuncional (gravador), algo que estava por aí e as próprias estrelas. Foi tudo um presente. Fui até onde Jonny (Buckland, guitarrista) e Will (Champion, baterista) estavam jogando FIFA no salão e disse: ‘Escutem isso — o que vocês acham?’. Eles mal olharam para cima. ‘É, está tudo ótimo.”
Em declaração destacada pelo site Songfacts, ele acrescenta:
“Foi simplesmente porque aquela palavra soava bem, parecia combinar, sem outro motivo. Nenhuma das outras cores teria soado bem, na verdade!”
Ajustes na composição
Segundo ele, ainda foram necessários mais alguns ajustes para a composição ficar como queriam, mas tudo surgiu de forma muito casual e sem pressão:
“Demorou um pouco entre a música chegar e a gente realmente saber como tocá-la direito, mas continuamos até que soasse como vocês ouvem agora.”
Cor quase causou briga
Chris Martin, cuja cor favorita, ironicamente, é o azul, conta que ainda se indispôs com a gravadora devido à tonalidade escolhida para a capa do single. Apesar da insatisfação momentânea, o lançamento catapultou a banda londrina ao estrelato.
“‘Yellow’ era o nosso passaporte para todos os lugares. A primeira vez que viemos para os Estados Unidos — antes de eu ter as ferramentas certas para controlar minhas emoções — tive um verdadeiro ataque de raiva porque a gravadora tinha mudado a capa daquele single para um tom mais amarelo. Eu surtei porque pensei: ‘Não, não, nós escolhemos especificamente esse tom de laranja quente’. Eles disseram: ‘Mas nós não entendemos. A música se chama ‘Yellow’‘. E eu disse: ‘Você não me entende’. Agora, eu lidaria com isso de forma mais diplomática.”
+++ LEIA MAIS: Após boatos de separação, ‘Sparks’ leva Coldplay aos charts
+++ LEIA MAIS: Coldplay anuncia relançamento de discos em material reciclado; saiba mais
+++ LEIA MAIS: Coldplay cancela suposta turnê no Brasil em 2025; saiba o motivo