Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que o Måneskin não é uma banda fabricada, segundo Tom Morello

Guitarrista do Rage Against the Machine trabalhou com o grupo italiano na música “Gossip”, que faz parte do novo disco 'RUSH!'

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 19/01/2023, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Måneskin e Tom Morello, do Rage Against the Machine
Måneskin e Tom Morello, do Rage Against the Machine

Como o público do rock atualmente tende a ser um pouco conservador, é esperado que bandas mais jovens, como o Måneskin, sejam encaradas de forma receosa. Há quem critique Damiano David (vocal), Victoria De Angelis (baixo), Thomas Raggi (guitarra) e Ethan Torchio (baterista) por sua abordagem musical mais orientada ao pop ou pelo visual chamativo, chegando a dizer que seria um projeto “fabricado” por gravadoras.

Tom Morello, que trabalhou recentemente com os músicos no single “Gossip”, discorda frontalmente desse tipo de alegação. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o guitarrista do Rage Against the Machine  revelou ser um grande fã da banda desde que conheceu o grupo italiano. 

+++ LEIA MAIS: Måneskin faz show icônico em SP e mostra que grandeza da banda vai muito além de 'Beggin’

Sou fã. Antes de tudo, tenho muito orgulho da minha origem italiana. Os Morello vêm de uma pequena cidade chamada Pratiglione, na base dos Alpes italianos. Sempre senti uma conexão muito forte com o país. Eu os vi ao vivo e adorei que são uma espécie de porta-bandeira do rock atual para uma geração mais jovem.”

O músico declarou que, por vezes, o rock foi descartado pelas pessoas ao longo da história - e sempre surgiu alguma banda se negando a permitir que isso acontecesse. Isso ajuda, em especial, a oferecer renovação à cena e trazer jovens fãs para o estilo.

“Måneskin não é fabricado”

Ainda durante a entrevista, Tom Morello apontou que não dá para dizer que o Måneskin foi “fabricado” ou “juntado para ser isso ou aquilo”. Em sua visão, o grupo tem uma abordagem autêntica e todos os integrantes são talentosos, além de se conectarem com o público.

+++ LEIA MAIS: Måneskin antecipa prévia do novo álbum e divulga single em italiano 'LA FINE'; ouça aqui

Se você já viu algum vídeo deles tocando em festivais europeus, viu que eles se parecem muito com algumas daquelas grandes bandas dos anos 90 que faziam a multidão pular. Eles devem estar fazendo algo certo, né?”

RUSH! (2023), terceiro álbum de estúdio da banda italiana, será lançado nesta sexta-feira (20), com 13 faixas. Singles como “The Loneliest”, “Supermodel” e “Kool Kids”, divulgadas ao longo de 2022, também farão parte do novo projeto. Confira a tracklist oficial abaixo:

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.