Vocalista e guitarrista também buscou encontrar explicações para justificar por que sua banda recebeu tanto “hate” nos últimos anos
Publicado em 07/06/2023, às 18h20
Além de incontáveis fãs e sucesso que se traduz em milhões de discos vendidos e shows lotados em arenas, o Nickelbacktambém acumula uma notória legião de haters. Há quem considere o som da banda “água com açúcar demais” e questione até mesmo a temática de algumas letras, seja por apelar para clichês ou por abordagem considerada machista.
Contudo, isso parece estar mudando com o passar do tempo. Ao menos é o que diz o vocalista e guitarrista do grupo, Chad Kroeger.
+++ LEIA MAIS: A noite em que irmãos do Nickelback não deram conta de acompanhar o Pantera nas doses
Em entrevista à rádio americana KFMA-FM (via Blabbermouth), o músico apontou que a opinião da parcela mais “afiada” do público começou a ficar um pouco mais leve nos últimos tempos. Será que os haters estão finalmente gostando de Nickelback? Ele afirma:
“Esse tipo de comportamento costumava acontecer bastante. Eu não deveria dizer que ‘costumava’, pois definitivamente durou por muito tempo. Mas acho que estão amolecendo, felizmente. Não tenho certeza se é porque recebemos muito amor no TikTok ou seja lá o que for, mas por qualquer motivo a situação se aliviou. Muito bom. É realmente bom não ser o ‘inimigo número um da sociedade’.”
E por que, no fim das contas, o Nickelback precisou lidar com tantas reações negativas? Kroeger tem suas teorias:
“Acho que tem a ver com o fato de nossas músicas serem ecléticas, indo do rock até as coisas mais suaves e melódicas. Sei que ‘Far Away’ foi tocada em rádios country e a versão editada de ‘Rockstar’ foi tocada no CMT (Country Music Television, emissora americana de música country). Quando você chega tão longe e o escopo é tão amplo, fica difícil se livrar da banda se você não gosta dela. Você tenta mudar a estação de rádio três vezes e não consegue, tipo: ‘olha eles, a música de rock deles na estação de rock, a música pop toca na estação pop, não posso nem ir para a estação country que eles estão lá’. Esse tipo de saturação pode irritar as pessoas, mas no fim das contas, somos apenas uma banda.”
Mesmo encontrando algumas explicações para os “haters”, Chad Kroeger não se conforma com reações desmedidas ao Nickelback. Como ele próprio disse, é apenas uma banda.
“Eu não suporto algumas bandas, mas eu não fico lá na internet me tornando um ‘guerreiro do teclado’ despejando ódio. Eu apenas mudo o canal ou coloco algo que quero ouvir.”
Em um vídeo de 2019 que voltou a viralizar nas redes sociais, a cantora Lizzo saiu em defesa da banda canadense. Na ocasião, a artista pop participava do quadro “Jam or Not a Jam”, da CBC, em uma brincadeira que consistia em ouvir músicas de outros artistas e dizer se faria um show junto deles ou não.
Quando chegou a hora do hit “How You Remind Me”, de Chad Kroeger e companhia, a voz de “Truth Hurts” declarou:
“Por que as pessoas não gostam do Nickelback? O Nickelback recebe muito ódio. Acho que toco com eles sim. Essa música tem um belo clímax.”
Enquanto ouvia a canção, Lizzo mostrava que não sabia a letra, mas conhecia a melodia de cor. Então, ela falou:
“Não sei a letra, mas todos conhecem essa melodia. A parte que a bateria para? Excelente. Chad tinha um cabelo loiro encaracolado, fez uma permanente. Essa é a única razão que poderia fazer deles uma m#rda, porque essa música é incrível.”
Com o vídeo de volta às redes em 2023, o próprio Nickelback tomou conhecimento do elogio vindo de sua ilustre fã. A banda compartilhou a filmagem no Twitter e declarou:
“Obrigado, Lizzo, pelas amáveis palavras! Convite aberto para qualquer show a qualquer hora... talvez nos vemos em Houston neste verão?”
Thank you @lizzo for the kind words! Open invite any show any time.. maybe see you in Houston this summer? 🤘🔥 pic.twitter.com/rYwAuzhgL5
— Nickelback (@Nickelback) April 11, 2023
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.