Características digitais da música contemporânea deixam o guitarrista dos Rolling Stones reticente quanto ao futuro do estilo
Publicado em 02/02/2023, às 19h30
Keith Richards é tão lendário quanto sincero. O guitarrista dos Rolling Stones não é do tipo que se abstém de dar opiniões sobre música e até mesmo sobre colegas do ramo, tendo feito críticas a David Bowie, Led Zeppelin, Guns N’ Roses, Oasis, Metallica, entre vários outros.
Como era de se esperar de um veterano da área, Richards não está muito satisfeito com o estado atual do rock. Para ele, o estilo no momento contemporâneo peca na falta de autenticidade.
+++LEIA MAIS: Mick Jagger publica primeira 'dancinha' no TikTok
A reflexão foi compartilhada em entrevista à Rolling Stone EUA, no ano de 2020. Na ocasião, ele promovia um box set que relançou seu álbum solo Main Offender (1992). Por isso, a reflexão entre passado e futuro se tornou relativamente natural.
Não existe um novo rock ‘n’ roll. É inútil. Há grandes músicos e alguns grandes cantores e tudo o mais, mas infelizmente, para mim, tudo na música foi sintetizado até a morte”, afirmou.
Keith, então, se posicionou de forma contrária ao uso de elementos digitais no processo criativo musical. Ele chegou a direcionar seu comentário ao sintetizador, instrumento que, embora eletrônico, é utilizado há décadas.
“Depois que você começa a sintetizar as coisas, passa a não obter a coisa real", pontuou o artista. "Não quero fazer um longo discurso sobre o que há de errado com os sintetizadores e a música hoje em dia, exceto para dizer que são baratos e cafonas.”
+++LEIA MAIS: Rolling Stones anunciam lançamento de disco inédito em 2023
Algumas pessoas podem até achar Keith Richards um tanto ranzinza por conta deste posicionamento — e de outros —, mas o guitarrista dos Rolling Stones não acha que está tudo perdido.
Além de ter reconhecido que há grandes artistas na atualidade na entrevista à Rolling Stone EUA, ele destacou em 2016 ao The Quietus que admira o trabalho de um dos maiores popstars da última década: Ed Sheeran. O astro folk James Bay também foi citado.
Hoje em dia? Quer saber? Ed Sheeran é muito interessante para mim… Sim, sim. Violão adorável. E ele é uma banda de um homem só no momento, mas tem potencial. E James Bay. Eles são os dois que vêm à mente imediatamente.”
No fim de 2022, integrantes do Måneskin revelaram que receberam apoio de Richards nos bastidores de um show dos Rolling Stones, em Las Vegas. A banda italiana realizou a apresentação de abertura.
De acordo com o vocalista Damiano David (via IgorMiranda), Keith reagiu da seguinte forma: “Foi uma das melhores interações de todos os tempos, porque ele disse: ‘Ok, pessoal, não sei quem vocês são, mas alguém me disse que vocês tocam guitarra. Muito bom. Continuem assim’. E desapareceu em seguida.”
+++LEIA MAIS: Rolling Stones 'querem continuar juntos', diz Keith Richards
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.