Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, apontou os motivos do porquê os Beatles não devem ser considerados a 'maior banda de todos os tempos'
A chegada do rock no cenário musical trouxe uma oportunidade para os músicos se expressarem de maneira mais agressiva e despretensiosa e, desde os primórdios do gênero musical, há muito debate entre os fãs de rock sobre qual banda é a maior de todos os tempos. Duas bandas que estão frequentemente em discussão são os Beatles e os Rolling Stones.
O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, compartilhou uma razão fundamental pela qual ele não acha que são os Beatles. No entanto, Jagger também não considera sua banda a 'maior de todos os tempos'.
+++ LEIA MAIS: Quando Astrud Gilberto perdeu o Grammy para os Beatles
Estatisticamente, os Beatles são o maior grupo de rock: durante os dez anos da banda, o grupo têm mais de 160 milhões de cópias de seus 13 discos vendidos e mais singles no topo das paradas do que qualquer banda. Ainda assim, ao discutir quem é a melhor banda de rock de todos os tempos, a maioria das pessoas permanece subjetiva, partindo de sua opinião pessoal.
Durante a década de 1960, as duas maiores bandas do Reino Unido foram os Beatles e os Rolling Stones. Embora os Stones não pudessem competir com os Beatles em popularidade, muitos debateram qual tinha o melhor estilo musical.
Conforme resgatado pelo Cheat Sheet, Mick Jagger revelou em entrevista à Rolling Stone EUA que os Beatles não poderiam ter sido os melhores pelo seu estilo de apresentação "chato". “Mas eles merecem a reputação fantástica? Eles eram os Beatles. Eles foram um item precursor e inovador, e isso é difícil de superestimar.”
Jagger não estava errado ao dizer que os Beatles não mudaram o jogo com suas apresentações. A banda permaneceu com o estilo tradicional de apresentações durante toda a carreira, permanecendo estático enquanto cantava. Já os Rolling Stones sempre foram conhecidos pelas danças extravagantes nos shows.
+++ LEIA MAIS: Quando John Lennon percebeu que era o fim dos Beatles?
Os Beatles e os Rolling Stones tinham uma rivalidade competitiva, mas ainda eram amigos. Eles coordenariam os cronogramas de lançamento para não interferir um no outro, e John Lennon e Paul McCartney deram aos Stones seu primeiro sucesso.
Ainda para a Rolling Stone EUA, Jagger disse que via o rótulo de “maior” como um “epíteto estúpido”. Isso fez os Rolling Stones soarem como um “ato de circo”, ao invés de uma banda de rock séria.
+++LEIA MAIS: O fim dos Beatles em 9 citações: "Ela não é uma Beatle, John, e nunca será"
Em outra entrevista à Rolling Stone EUA em 1978, o guitarrista Keith Richards expressou um sentimento semelhante, dizendo que acredita que a maior banda muda constantemente diariamente. “[O] em qualquer noite, é uma banda diferente que é a maior banda de rock 'n' roll do mundo”, disse Richards.