Integrante da banda entre 1983 e 2013 e coautor de vários hits, guitarrista sugere que retorno está próximo de acontecer
Publicado em 24/03/2023, às 19h15
Richie Sambora está fora do Bon Jovi desde 2013. O guitarrista, que se juntou à banda ainda em seus tempos iniciais, em 1983, alegou uma série de razões pessoais e até profissionais para justificar sua saída, ocorrida em meio a uma turnê pela América do Norte - ele precisou ser substituído às pressas por Phil X, que já havia ocupado a vaga temporariamente em 2011.
Uma década depois, eis que Sambora pode estar prestes a voltar para a banda que o consagrou. Em entrevista à Absolute Radio, o músico, que participou recentemente da edição britânica do programa The Masked Singer, revelou estar em contato com o vocalista Jon Bon Jovi há algum tempo para discutir uma reunião.
Estamos conversando sobre isso. Não acho que exista qualquer razão para não fazer isso neste momento.
Como nunca deixou de falar nem mesmo sobre os temas mais polêmicos de sua carreira, Richie não “fugiu da raia” ao ser perguntado sobre as performances vocais abaixo da média de Jon nos últimos anos. O guitarrista disse que o vocalista atualmente está tirando um tempo para se recuperar e deverá anunciar a reunião assim que se sentir pronto. Ele também explicou que, por conta dos fãs, entende ser uma “obrigação” seu retorno ao grupo.
Jon estava tendo um pouco de dificuldade com sua voz e precisava respirar um pouco. Não sei quando estará pronto novamente, mas temos que fazer isso pelos fãs, realmente. Sinto uma verdadeira obrigação.
Não é a primeira vez que Richie Sambora indica a possibilidade de voltar ao Bon Jovi. Em novembro de 2022, ao conversar com o tabloide Metro, o guitarrista foi um pouco mais sucinto ao dizer que estava sendo discutida uma apresentação dele com a banda no festival de Glastonbury, marcado para acontecer em junho de 2023 no Reino Unido.
Curiosamente, o grupo não foi anunciado no evento, que terá Arctic Monkeys, Guns N’ Roses, Elton John e Lizzo entre suas principais atrações.
Em entrevista de 2018 à Rolling Stone EUA, Richie Sambora falou abertamente sobre as razões que o fizeram sair do Bon Jovi. Questões pessoais e profissionais interferiram na decisão. A principal estava relacionada ao cansaço de fazer longas turnês, que duravam mais de um ano. Isso o deixava afastado de sua família.
Você chega em casa: as coisas mudaram. Divórcio, nascimento, morte. Altos e baixos da vida normal. Pequenas tragédias. Amor, alegria. Você perde todas essas coisas várias vezes. Como disse, não éramos uma banda que tirava muito tempo de férias. Minha filha (Ava) precisava de mim naquela época, meu pai estava morrendo de câncer, eu estava no meio de um divórcio e ainda havia arrebentado o meu ombro.
No que diz respeito à parte profissional, Sambora disse querer ter mais protagonismo nos vocais - e ele só conseguiria isso fora da banda que leva o sobrenome do cantor. “Precisava fazer algo diferente e, francamente, queria cantar! Queria ser um cantor principal. Em muitas bandas que estive antes, eu era o cantor principal e senti falta disso.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.