Previsões do Grammy 2025: Qual será a canção do ano?
A premiação acontece neste domingo (2), na Crypto.com Arena, em Los Angeles
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
A 67ª edição do Grammy Awards ocorre neste domingo, 2 de fevereiro de 2025. O evento será realizado na Crypto.com Arena, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela TNT e pela plataforma de streaming Max a partir das 21h15. Entre as categorias mais aguardadas está Canção do Ano, que destaca as composições mais impactantes do período. Em 2024, o country-pop ganhou espaço significativo, com Beyoncé e Shaboozey entre os indicados. No entanto, as grandes favoritas para levar o gramofone são Chappell Roan, com Good Luck, Babe!, e Sabrina Carpenter, com Please Please Please. Veja a opinião da Rolling Stone:
Indicados a Canção do Ano:
-
Shaboozey – A Bar Song (Tipsy)
-
Billie Eilish – Birds of a Feather
-
Lady Gaga e Bruno Mars – Die With a Smile
-
Taylor Swift feat. Post Malone – Fortnight
-
Chappell Roan – Good Luck, Babe!
-
Kendrick Lamar – Not Like Us
-
Sabrina Carpenter – Please Please Please
-
Beyoncé – Texas Hold ‘Em
Análise da Categoria:
As indicações deste ano reforçam a presença do country-pop, com Texas Hold ‘Em, de Beyoncé, e A Bar Song (Tipsy), de Shaboozey, alcançando grande popularidade. “O público geral não tem medo de abraçar um som mais country”, afirma Alex Tear, vice-presidente de programação musical da SiriusXM.
Em 2024, chamado por muitos de “o verão do Yeehaw”, artistas de diferentes gêneros flertaram com sonoridades country e foram amplamente aceitos. Apesar de Beyoncé não ter sido indicada ao CMA Awards, ela pode fazer história ao levar Canção do Ano. “Ela não é uma turista nesse estilo musical”, diz Tear. “A música country está no seu DNA.”
No entanto, as principais candidatas ao prêmio são Good Luck, Babe!, de Chappell Roan, e Please Please Please, de Sabrina Carpenter.
Quem deveria ganhar:
Sabrina Carpenter – Please Please Please
O hit disco-pop de Sabrina Carpenter, presente no álbum Short n’ Sweet, finalmente proporcionou a ela o reconhecimento mainstream esperado há anos. “Estou tão feliz em ver Sabrina recebendo o reconhecimento que merece”, comenta Alex Tear. “Ela está nessa cena há quase uma década, e chegou a hora de ela receber seus aplausos.”
Quem vai ganhar:
Chappell Roan – Good Luck, Babe!
O ano de 2024 pertenceu a Chappell Roan, impulsionado pelo sucesso de Good Luck, Babe!, que ultrapassou um bilhão de streams no Spotify e se tornou um fenômeno cultural. Até Tom Morello é fã.
Apesar do reconhecimento, Chappell desabafou sobre a demora da indústria em levá-la a sério. “O que me irrita é que só agora estão me dando credibilidade”, disse ela à Rolling Stone. “Tipo, ‘Você sabe o quê, va***? Eu faço isso há anos e só agora vocês estão percebendo.'”
Com a faixa sendo nomeada como a música favorita do ano de Billie Eilish, Good Luck, Babe! tem grandes chances de conquistar o prêmio de Canção do Ano no Grammy 2025.