Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Primeira banda pop criada por inteligência artificial é anunciada

Com quatro integrantes geradas virtualmente, MAVE: lançará seu álbum de estreia já nesta quarta-feira (25)

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 25/01/2023, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MAVE:, banda pop criada por inteligência artificial (Foto: Reprodução / Twitter)
MAVE:, banda pop criada por inteligência artificial (Foto: Reprodução / Twitter)

O avanço tecnológico acaba de nos oferecer mais uma novidade bem curiosa. A Metaverse Entertainment, subsidiária da desenvolvedora de jogos mobile sul-coreana Netmarble, anunciou a criação da MAVE:, a primeira banda pop criada por inteligência artificial.

Conforme relatado pelo NME, a confirmação foi feita por meio das redes sociais e já existem compromissos na agenda: o primeiro álbum do projeto, Pandora’s Box, sairá nesta quarta-feira, 25. O material apresentará as faixas “Pandora” e “Wonderland (Idypia)”.

+++ LEIA MAIS: Fãs de K-pop lançam plataforma de ação climática; conheça o Kpop4Planet

[Se o player do Youtube não estiver funcionando automaticamente, clique aqui.]

Marty:, Tyra:, Zena: e Siu: são as integrantes do grupo, cujo conceito, segundo o Korea JoongAng Daily, gira em torno de sua chegada à Terra em busca de emoções. Ainda não foram divulgadas outras informações sobre o projeto, especialmente se as vozes também serão geradas por inteligência artificial e se haverá shows ou interações específicas com fãs.

Tecnologia no pop

Outra demonstração de como a tecnologia avança na música foi dada recentemente pela girlband de k-pop Aespa. O projeto, com cantoras reais, fará seu primeiro show de realidade virtual (VR) no festival South by Southwest (SXSW), que acontece em março deste ano em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

+++ LEIA MAIS: As integrantes do Blackpink podem namorar?

A AmazeVR, empresa de produção e distribuição de concertos de realidade virtual, é a responsável pelo aparato tecnológico. Batizada de Aespa VR Concert at Kwangya, a apresentação terá 20 minutos de duração e será ambientada em Kwangya, um espaço virtual infinito e sem leis.

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.