LANÇAMENTO

Public Enemy nos incentiva a ‘Fazer Alguma Coisa’ em videoclipe de forte teor político

“The Hits Just Keep On Comin’” é o single do álbum Black Sky Over The Projects: Apartment 2025, com um clipe estrelado por um atleta olímpico de polo aquático dos EUA

Andre Gee

Flavor Flav e Chuck D, do Public Enemy (Foto: Terence Rushin/Getty Images)
Flavor Flav e Chuck D, do Public Enemy (Foto: Terence Rushin/Getty Images)

Nesta quarta, 29, Public Enemy lançou o clipe de “The Hits Just Keep On Comin’”, o primeiro vídeo de Black Sky Over The Projects: Apartment 2025, álbum lançado em junho. Dirigido por Rhiannon Rae Ellis, o vídeo é, como de costume, provocativo — alternando imagens de figuras revolucionárias como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali com cenas de Chuck D e Flavor Flav em uma sala cheia de televisões.

O clipe começa com imagens de Ruby Bridges entrando na escola William Frantz Elementary, em Nova Orleans, em 1960, encerrando os anos de segregação racial da instituição. Em seguida, a atriz Safara-Cree Stiggers interpreta uma jovem Bridges, abrindo uma porta que leva ao cenário principal do vídeo. A partir daí, a jogadora olímpica de polo aquático Ashleigh Johnson assume os papéis de figuras icônicas como Prince, Tommie Smith, Serena Williams e Amanda Gorman, enquanto os integrantes do Public Enemy rimam sobre um enérgico loop de guitarra.

Flavor Flav define o tom de resistência, rimando: “Derrubem a gente, nós… não vamos parar agora, B”, e Chuck D segue com: “Escutem — vocês têm permissão do rádio?/Atinge forte, derruba da missão.” Do trecho do discurso do falecido congressista e ativista John Lewis na Marcha de Washington de 1963 à cena em que Johnson destrói uma TV com a palavra “ódio” estampada na tela, o vídeo busca refletir o estado político turbulento do mundo com a mesma urgência do refrão do Public Enemy: “o que você tem, você tem que fazer alguma coisa.”

“Essas letras ainda são tão relevantes hoje quanto eram ontem — e quando são justapostas com esses heróis que nunca desistiram, ninguém pode arranjar desculpas”, disse Chuck D à Rolling Stone em um comunicado por e-mail. “É hora de acordar e FAZER alguma coisa. Ênfase no ‘FAZER’. E o Flav se superou dessa vez.”

Flavor Flav acrescenta: “Este clipe de ‘The Hits Just Keep On Comin’’ traz uma lição de história muito importante, uma mensagem muito importante e um aviso muito importante. Minha amiga Ashleigh Johnson, da equipe olímpica de polo aquático, fez um trabalho fenomenal homenageando alguns dos maiores heróis dos direitos civis e culturais modernos. Tenho muito orgulho da arte e da mensagem importante que o Public Enemy continua a apresentar.”

O vídeo segue o lançamento de “Black Sky VIDmash”, um clipe do Public Enemy que mistura três músicas diferentes e foi lançado em 27 de outubro. Flavor Flav foi patrocinador oficial da equipe feminina de polo aquático dos EUA — que incluía Johnson — nos Jogos Olímpicos de 2024, e recentemente anunciou que desempenhará o mesmo papel para a equipe norte-americana de bobsled e skeleton nos Jogos de 2026.

+++LEIA MAIS: ‘Fascismo é uma zona de conforto para quem quer deixar as coisas como estão’, diz Chuck D, lenda do Public Enemy [ENTREVISTA]

TAGS: Chuck D, Flavor Flav, public enemy