Fundada na Rússia em meados de 2011, a banda Pussy Riot lançou a faixa “MAMA, DON’T WATCH TV” em protesto contra o atual e duradouro conflito
No último sábado, 24, a banda russa Pussy Riot divulgou o clipe de uma música inédita, em protesto contra a duradoura guerra entre Rússia e Ucrânia. Chamada “MAMA, DON’T WATCH TV” (“Mamãe, não assista à TV”, em tradução livre) a faixa foi lançada junto de um manifesto contra Vladimir Putin.
Com letras de Olga Borisova, Maria Alekhina, Polina Naumova, a música conta com um refrão baseado nas palavras ditas por um soldado russo capturado durante a guerra. “Mãe, não há nazistas aqui, não assista TV”, teria afirmado o homem, enquanto falava com a mãe pelo telefone. Em paralelo com o tema, o próprio clipe da faixa ainda conta com cenas da guerra, que segue em andamento.
Esta música é nossa declaração contra a guerra que Putin iniciou na Ucrânia”, escreveu a banda. “Bombas e foguetes russos destruíram casas, escolas, hospitais ucranianos, destruindo cidades e destruindo vidas. Acreditamos que o regime de Putin é um regime terrorista, e o próprio Putin, seus funcionários, generais e propagandistas são criminosos de guerra.”
Ainda no manifesto, a Pussy Riot fez três diferentes demandas. Primeiro, as artistas pediram que os países deixem de comprar gás russo e parem de vender armas e munições para a nação. Em seguida, a banda exigiu que fossem congeladas as contas bancárias de oficiais e oligarcas russos. Por fim, pediram que um tribunal internacional “julgue Vladimir Putin, funcionários da propaganda estatal russa, oficiais do exército e todos os responsáveis pelo genocídio da nação ucraniana”.
Confira, abaixo, a nova música da Pussy Riot, em manifesto contra a guerra na Ucrânia:
+++LEIA MAIS: Líder da Pussy Riot, Maria Alyokhina foge da Rússia com ajuda de amigos
+++LEIA MAIS: Nadya Tolokno quer assumir presidência da Rússia após Putin; entenda