Trabalhar com Lou Reed ajudou Kirk Hammett a confiar nos próprios instintos como artista
Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, revelou qual foi o maior aprendizado que teve ao trabalhar com Lou Reed. No livro The Art of the Straight Line: My Tai Chi - obra póstuma de Reed que conta com depoimentos de outras personalidades - o músico da banda de metal destacou importância de trabalhar com o fundador do The Velvet Underground.
"Lou me ensinou a estar no momento e confiar nos meus instintos como um artista," Hammett afirmou, conforme publicação do Metal Injection (via Whiplash). "Não estávamos acostumados a trabalhar daquela forma no Metallica."
+++ LEIA MAIS: Por que os Beatles são a prova de que Deus existe, segundo Rick Rubin
Reed era um praticante de Chen Tai Chi desde os anos 1980. Hammett, como um praticante de Yoga, identificou-se com a energia do músico, que se estendia até sua arte. Isso está presente em Lulu (2011), disco colaborativo entre Metallica e Lou.
"Lou me ensinou a fazer isso. Em Lulu, eu diria que 90% das minhas linhas de guitarra foram feitas desse jeito. No passado, eu teria trabalhado em algo por três meses antes de entrar no estúdio. Isso mudou a minha abordagem," explicou.
Kirk ainda relembrou uma história peculiar durante as gravações: "Lou costumava sair do estúdio no meio do período em que estávamos gravando. Eu saí um dia para tomar um ar e meditar, e encontrei Lou do lado de fora fazendo movimentos de Tai Chi com uma espada. Ele não era um Fred Astaire ou algo do tipo, mas era muito gracioso."