Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Qual música dos Foo Fighters é realmente sobre Kurt Cobain?

Muitos fãs acham que 'My Hero' é sobre Kurt Cobain, mas outra canção dos Foo Fighters fala sobre o falecido vocalista do Nirvana

Redação Publicado em 05/04/2023, às 15h03 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl em show dos Foo Fighters (Foto: Renan Olivetti/ I Hate Flash) e Kurt Cobain (Foto: AP Images)
Dave Grohl em show dos Foo Fighters (Foto: Renan Olivetti/ I Hate Flash) e Kurt Cobain (Foto: AP Images)

Muito antes de fazer sucesso como frontman dos Foo Fighters, banda de rock estadunidense, Dave Grohl era baterista do Nirvana, grupo ícone do grunge liderado por Kurt Cobain. Ao longo dos anos de Foo Fighters, Grohl teve bastante influência de Cobain, mas realmente dedicou apenas uma música para o falecido cantor, segundo informações do Loudwire.

Como o site relatou, essa canção seria "Friend of a Friend," a qual faz parte de In Your Honor, quinto disco de estúdio dos Foo Fighters lançado em 14 de junho de 2005. Porém, a faixa já era trabalhada desde 1990, ano no qual Dave Grohl conheceu os integrantes do Nirvana, além de estar hospedado no apartamento de Cobain em Olympia, Washington.

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'

A letra reflete as primeiras impressões do músico sobre Kurt Cobain e Krist Novoselic, baixista e um dos fundadores do Nirvana, assim como comenta empréstimo de uma guitarra e a revelação de um músico que "acha que bebe demais."

Ele precisa de um quarto silencioso
Com um cadeado para trancá-lo
É apenas um quarto silencioso
E ele esta lá

Ele toca uma velha guitarra
Com uma moeda achada ao lado do telefone
Era a guitarra do seu amigo
Mas ele tocou

Em entrevista à Q Magazine feita em 2005, Dave Grohl afirmou como estava preocupado com a forma como os fãs reagiriam ao fato de ele ter compartilhado uma música sobre Kurt Cobain. “Mas também não queria me editar. Eu gravei, as pessoas acharam uma música poderosa e aí está," disse. "Eu tinha acabado de ir morar com Kurt. Conhecia ninguém."

+++LEIA MAIS: Nirvana: Como Dave Grohl lidou com morte de Kurt Cobain?

"Eu tinha uma bateria embalada em uma caixa e voava para lá. Ficava acordado até o sol nascer e dormia o dia todo. Olympia, Washington, já é deprimente o suficiente e eu estava morando com uma pessoa que não conhecia. Mas ele tinha um gravador de quatro faixas, então escrevi canções: 'Marigold' e 'Friend of a Friend.' Foi uma observação de Kurt, Krist e eu," continuou.