Em 1965, Astrud Gilberto e Tom Jobim concorreram ao Grammy de Artista Revelação ao lado do quarteto britânico
Astrud Gilberto teve a morte confirmada nesta terça, 6. Ela faleceu na segunda, 5, aos 83 anos. Uma das responsáveis por popularizar a Bossa Nova internacionalmente, a cantora chegou a concorrer ao Grammy de Artista Revelação em 1965, mas perdeu para os Beatles.
Além de Astrud, outro brasileiro estava na disputa: Tom Jobim (1927-1994). Apesar dos dois grandes nomes, foi difícil competir com a popularidade meteórica que levou o quarteto de Liverpool a conquistar o prêmio naquela noite. Petula Clark (90) e Morgana King (1930-2018) completaram a lista de indicados.
+++ LEIA MAIS: Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos
A cantora, no entanto, ainda saiu vencedora na categoria Gravação do Ano ao lado de Stan Getz e João Gilberto com "The Girl From Ipanema." Ela venceu Barbara Streisand (80), Louis Armstrong (1901-1971) e os próprios Beatles, que concorriam com "I Want to Hold Your Hand."
Com cinco milhões de cópias vendidas, "The Girl From Ipanema" foi gravada em 1962 e lançada no ano seguinte, como single do popularíssimo álbum Getz/Gilberto- fruto do encontro entre Stan Getz e João Gilberto, com quem Astrud era casada à época.
Pela participação no álbum Getz/Gilberto, Astrud teria recebido US$ 120, a tabela do sindicato pela gravação, à época.
O registro, porém, seria o maior responsável por levar o nome da cantora para o mundo. Anos mais tarde, em 1965, e já separada de João Gilberto, ela começaria uma carreira solo de sucesso, que lhe renderia 19 álbuns e uma porção de premiações