DUELO ÀS CEGAS

Quando baterista apanhou de Stevie Wonder após propor luta com olhos vendados

Ray Parker Jr., guitarrista que tocou na turnê do álbum ‘Talking Book’, relembra episódio em que o músico deu uma surra em baterista contratado

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Stevie Wonder em 1972
Stevie Wonder em 1972 - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

Stevie Wonder, ícone do R&B, soul, funk e diversos estilos, superou o fato de ser cego desde a infância para se tornar um dos músicos mais influentes em todos os tempos. Não à toa, ele teve o talento reconhecido de forma absurdamente precoce e foi contratado pela Motown quando tinha apenas 11 anos.

Na década de 1970, Stevie atingiu a estratosfera em termos de qualidade nas composições. Lançou discos antológicos como Music of My Mind (1972), Talking Book (1972), Innervisions (1973) e Songs in the Key of Life (1976).

Como todo gênio musical, Stevie desenvolvou uma ética de trabalho rigorosa. E nem todo mundo consegue lidar bem com isso. Ray Parker Jr., guitarrista que tocou na turnê de Talking Book, se lembra de um episódio inusitado que exemplifica o caso.

Stevie Wonder em 1974
Stevie Wonder em 1974 – Foto: Fin Costello / Redferns

 

Segundo ele, em entrevista ao podcast R&B Money (via Far Out), um baterista — cujo nome não foi mencionado — ficou de saco cheio de Stevie em determinado momento e teve a nada brilhante ideia de propor uma briga. Para que as condições não ficassem desiguais, o músico contratado sugeriu ser vendado.

Ray Parker Jr. relembra a história:

“Quando entrei na banda, lembro que ele discutiu com o baterista. Aliás, o Stevie naquela época era sarado, quer dizer, ele era musculoso, fazia flexões e tudo mais. O baterista ficou bravo e disse: ‘Cara, estou cansado do Stevie, me venda e eu vou lutar com ele’. Isso simplesmente não era uma boa ideia.”

Deu ruim pro baterista

Segundo o guitarrista, Stevie Wonder tinha um senso auditivo extremamente apurado. O artista conseguia perceber a movimentação do baterista e se esquivar de todos os golpes.

Ray Parker Jr. se recorda que o duelo às cegas, na verdade, acabou sendo uma surra de Stevie no baterista:

“Vocês deviam ter visto o cara, ele ainda está tentando encontrar o Stevie. Toda vez, ele fazia ‘bum’. Socos diretos. Isso continuou por alguns minutos, e nós jogamos a toalha e dissemos para parar. O Stevie estava batendo nele. Acho que ele não deu um soco no Stevie. Ele estava batendo no cara tão rápido, e nós pensamos que nem era uma briga. Se ele tivesse tirado a venda, talvez ainda tivesse levado a mesma surra.”

O guitarrista arremata, deixando de lado os dotes de Stevie como pugilista e se atendo à genialidade de musicla:

“Ele não enxerga. Mas vou te dizer uma coisa: você não saberia, pois ele é incrível.”

O boato sobre a visão de Stevie Wonder

Stevie Wonder teve a resposta perfeita para um dos rumores mais bizarros que circulam há anos: a teoria de que ele não é realmente cego. Durante um show da turnê Love, Light and Song em Cardiff, no País de Gales, o cantor e compositor decidiu abordar o assunto com bom humor e sensibilidade.

“Quero dizer algo a vocês… Estive pensando: ‘Quando vou querer contar isso ao mundo?’. Vocês já ouviram esses rumores de que eu enxergo, né? Mas falando sério: vocês sabem a verdade. A verdade é que, logo após meu nascimento, fiquei cego. E isso foi uma bênção, porque me permitiu ver o mundo com uma visão de verdade. Ver as pessoas pelo espírito delas, e não pela aparência. Não pela cor da pele, mas pela cor do espírito.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cardiff Life Magazine (@cardifflife.wales)

 

Não é a primeira vez que Stevie brinca com a situação. Em uma entrevista no Late Show with David Letterman, em 2015, ele listou de forma divertida as vantagens de ser cego: “Você pode fingir que não viu nada, mesmo tendo visto”, disse, arrancando risos da plateia.

+++ LEIA MAIS: Stevie Wonder responde com classe a rumores de que não é cego
+++ LEIA MAIS: We Are The World: 5 curiosidades dos bastidores da gravação
+++ LEIA MAIS: O dia em que Stevie Wonder ensinou Bob Dylan a cantar como Bob Dylan, segundo Billy Joel

TAGS: ray parker jr, stevie wonder