Quando confundiram Raul Seixas com impostor dele mesmo — e o prenderam
Em episódio insólito no ano de 1982, Maluco Beleza foi levado para a delegacia e, sem documento, chegou a apanhar do delegado
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Em 1982, Raul Seixas viveu um dos episódios mais insólitos e extravagantes de sua carreira. O Maluco Beleza não só foi confundido com um impostor de si mesmo como também foi preso e apanhou do delegado na cadeia.
Tudo isso aconteceu em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. Raul tinha um show marcado na cidade e já chegou consideravelmente alcoolizado. Sem conseguir tocar direito e esquecendo as letras, passou a ser confundido pelo público com um suposto sósia.
A tensão foi aumentando. Fãs atiraram objetos no cantor e compositor baiano — alguns até mesmo queriam linchar Raul, conforme relatou o próprio em entrevista de época à TV Globo (via canal Raul Seixas):
“Começaram a tacar coisas em mim, garrafas, latas de cerveja, e comecei a ficar nervoso. Acho que foi um boato, que dizia que não era eu que estava cantando.”
A polícia foi acionada. Todavia, em vez de proteger Raul, as autoridades decidiram levá-lo preso.
Ele conta que na cadeia foi ainda mais agredido, inclusive pelo delegado:
“Eu fiquei esperando o delegado chegar. Ele chegou logo me batendo. Olhou para minha cara e falou: ‘Não é ele, não’. Puxou minha barba para ver se era verdadeira. Tirou meus óculos e começou a me bater. Me deu uma pancada no olho e uma cotovelada aqui (no braço).”
Esposa de Raul Seixas confirma
O relato é endossado por Ângela Affonso Costa, mais conhecida como Kika Seixas, à época esposa de Raul. Segundo ela, o marido bebia muito naquele período, não andava com documentos e se deu mal nas mãos dos policiais, que ficavam testando-o para confirmar sua identidade.
Kika contou, também à TV Globo:
“O Raul foi levado pela polícia e ficou aprisionado em Caieiras. Foi maltratado. O delegado chegou duvidando que ele fosse Raul Seixas e começou a fazer testes para ver a identidade de Raul. Perguntou até onde Chacrinha tinha nascido. Imagina se ele iria saber disso.”
O que aconteceu após ter sido solto
Após ser solto, Raul prometeu acionar a Justiça para buscar reparação por danos morais. Kika, no entanto, garante que o Maluco Beleza jamais recebeu qualquer indenização — e morreu, em 1989, sem nunca ter visto a cor do cachê do fatídico show em Caieiras.
+++ LEIA MAIS: Nova série ‘Raul Seixas: Eu Sou’ tem início arrastado, falho e caricato
+++ LEIA MAIS: Morreu de fome? Filha de Raul Seixas reage à fala de Lobão sobre seu pai
+++ LEIA MAIS: A dura resposta de Lobão ao grito “toca Raul” em show: “morreu de fome”