Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / “COVARDE?”

Quando Dave Mustaine abandonou cirurgia só para enfrentar empresário do Metallica

Líder do Megadeth foi chamado de “covarde” e reagiu de forma inesperada: se entupindo de anti-inflamatórios para não perder show

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 28/11/2024, às 19h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Mustaine, líder do Megadeth (Foto: Katja Ogrin / Redferns)
Dave Mustaine, líder do Megadeth (Foto: Katja Ogrin / Redferns)

Dave Mustaine se notabilizou não apenas por seu trabalho musical pioneiro no thrash metal, como também pela rixa de anos que manteve com o Metallica. Ele fez parte da banda, antes de fundar o Megadeth, no início da década de 1980. Acabou expulso e, mesmo se reinventando, guardou mágoas dos ex-colegas.

Todavia, nem sempre ele esteve em conflito com James Hetfield, Lars Ulrich e companhia. Na virada do século, a relação começou a melhorar, a ponto de as duas bandas terem realizado, com o Slayer e o Anthrax, uma turnê com o chamado Big 4 do thrash metal entre 2010 e 2011.

Nessa época, Mustaine estava de bem com o Metallica. Já a relação com o empresário dos colegas não era das melhores. O próprio relembra um episódio curioso, já no fim da tour, em entrevista ao podcast Steve-O’s Wild Ride (via site Igor Miranda). Envolve uma cirurgia e uma provocação do profissional em questão, cujo nome não é citado por Dave.

“Eu me lembro que tínhamos um show agendado para o Big 4 no Yankee Stadium [em 14 de setembro de 2011] no dia em que descobriram que eu precisaria passar por uma fusão no pescoço. Eu estava deitado na mesa de emergência e meu empresário disse: 'Ah, o empresário do Metallica chamou você de covarde, porque você vai operar o pescoço e não vai vir tocar com a gente em vez disso’.”

A conclusão tirada por Mustaine foi a de que, na verdade, o empresário do Metallica era o covarde da história. Para provar seu ponto, simplesmente abandonou sua cirurgia temporariamente para realizar o show.

“Eu pensei: ‘Cara, que coisa covarde de se dizer. Estou aqui deitado, prestes a fazer uma cirurgia nas costas, e me chamam de covarde’. Então, pedi ao médico que me costurasse e me injetasse com todo tipo de remédio e outras coisas. Fui lá, fiz o show, e depois voltei para fazer a cirurgia.”
Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth (Foto: Mariano Regidor/Redferns)
Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth (Foto: Mariano Regidor/Redferns)

Como foi o show

Em outra entrevista, ao Ultimate Classic Rock, Dave Mustaine relembrou como foi a apresentação mencionada. O músico disse que precisou economizar na voz, pois tentava preservar sua capacidade de andar. Também explicou o que havia acontecido com seu pescoço para precisar de uma cirurgia.

“Minha voz ficou limitada por eu estar tentando preservar minha capacidade de andar. Eles fundiram meu pescoço, porque, quando fui a um quiroprático, ele acabou quebrando um osso. Convivi com isso por alguns anos sentindo uma dor agonizante. Finalmente fiz um raio-X e me disseram: ‘você precisa consertar seu pescoço agora’. Isso foi bem antes do show do Big 4 no Yankee Stadium.”

Ele reforçou que estava no hospital no dia anterior ao show. Porém, nessa entrevista, o artista não menciona a treta com o empresário do Metallica — apenas declara ter tomado remédios para conseguir subir no palco.

“No dia anterior ao show, eu estava no hospital. No dia do show, eu tinha acabado de sair e estava tomando muitos medicamentos anti-inflamatórios para conseguir andar. Meu pescoço estava prestes a parar de funcionar. [Mas] eu fui lá e toquei. Colocamos todo tipo de fita espalhada pelo palco com os dizeres: 'Não faça headbanging’.”

Dave Mustaine e o fim provisório do Megadeth

Curiosamente, outro problema médico envolvendo Dave Mustaine chegou a colocar fim no Megadeth mais de duas décadas atrás. Ele anunciou o encerramento da banda em 2002 após ter adormecido com o braço esquerdo sobre o encosto de uma cadeira, causando compressão do nervo radial. Os médicos o diagnosticaram com neuropatia radial, comprometendo os movimentos de sua mão esquerda.

Nos quatro meses seguintes ao anúncio do fim do grupo, ele se submeteu a um intenso tratamento de fisioterapia para retomar o controle dos movimentos. O processo total de recuperação durou por quase um ano. Felizmente, conseguiu voltar à música em 2003, reativando o Megadeth no ano seguinte.

+++ LEIA MAIS: Dave Mustaine explica como raiva pelo Metallica levou à criação do Megadeth
+++ LEIA MAIS: Dave Mustaine, do Megadeth, pagará mais de US$ 1 milhão a ex-empresário após acordo
+++ LEIA MAIS: A música que fez o Metallica ser acusado de “se vender” pela 1ª vez

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.