Quando John Frusciante tentou convencer Jimmy Page a tocar com sua banda favorita
Guitarrista do Red Hot Chili Peppers chegou a escrever uma carta para persuadir o músico do Led Zeppelin – mas ela nunca foi enviada
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) e Igor Miranda (@igormirandasite)
Apesar de ser mais conhecido pelo trabalho com o Red Hot Chili Peppers, o guitarrista John Frusciante possui um vasto currículo de colaborações com outros artistas, além de sua própria carreira solo. Dentre as bandas com as quais já gravou está aquela que ele considera sua “favorita no mundo”: The Mars Volta.
Frusciante tocou em cinco dos nove álbuns de estúdio do grupo americano do Texas, cuja sonoridade transita pelo rock progressivo, experimental, psicodélico e alternativo. As participações podem ser ouvidas em De-Loused in the Comatorium (2003), Frances the Mute (2005), Amputechture (2006), The Bedlam in Goliath (2008) e Octahedron (2009). John ainda gravou vários discos junto ao integrante Omar Rodríguez-López, com direito a um deles receber o nome de ambos: Omar Rodriguez Lopez & John Frusciante (2010).
O apreço de Frusciante pelo The Mars Volta é tão grande que ele até já cogitou tentar convencer Jimmy Page, do Led Zeppelin, a também gravar com a banda.
A história (via Far Out) veio à tona quando Louie Mathieu, ex-gerente de turnês do Red Hot, encontrou uma carta de Frusciante que seria endereçada a Page. Nela, ele escreve com o intuito de persuadir o guitarrista do Led Zeppelin a fazer uma participação em um disco do The Mars Volta.
“Meu melhor amigo, Omar, é o guitarrista/líder do The Mars Volta. Eles são minha banda favorita no mundo. A música deles vem do punk, salsa, rock progressivo e Led Zeppelin, e o vocalista deles, Cedric (Bixler-Zavala), é um cantor extraordinário. Eles estão gravando um novo disco agora, e seria o sonho do Omar ter você, ele e eu solando simultaneamente em uma música. Omar e eu já fizemos muitos solos simultâneos com ótimos resultados, e significaria muito para nós se você se juntasse a nós.”
Carta de John Frusciante não chegou a Jimmy Page
Aparentemente, no entanto, a carta acabou não sendo enviada — ou então nunca chegou até Jimmy Page. O feat. idealizado por John Frusciante não saiu do papel, mas sua paixão pelo The Mars Volta permanece intacta.
Em 2025, Frusciante contribuiu novamente com o grupo, desta vez não tocando guitarra, mas trabalhando como um dos engenheiros de som do novo álbum do grupo, Lucro Sucio; Los Ojos del Vacio, lançado em abril.
Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história
Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: Quanto o Red Hot Chili Peppers fatura por show com John Frusciante?
+++ LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers era ruim nos anos 80, segundo antigo produtor
+++ LEIA MAIS: A falha das pessoas em não entender John Frusciante ter saído do Red Hot, segundo técnico