Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Já pensou?

Quando Michael Stipe foi barrado do próprio show do R.E.M. no Glastonbury

Vocalista e principal estrela do festival inglês não imaginava que segurança do evento seria seu maior empecilho na ocasião

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 05/09/2024, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Stipe durante apresentação em 2024 (Foto: Bennett Raglin/Getty Images for Songwriters Hall Of Fame)
Michael Stipe durante apresentação em 2024 (Foto: Bennett Raglin/Getty Images for Songwriters Hall Of Fame)

Em junho de 1999, o R.E.M. foi a grande atração do festival de Glastonbury, realizado anualmente na Inglaterra desde 1970 e um dos maiores eventos de música do planeta, hoje reunindo mais de 200 mil pessoas por dia. O grupo estava escalado para se apresentar em uma sexta-feira e dividiria o palco com Hole, Bush e Blondie, entre outros nomes.

No entanto, a apresentação principal quase deixou de acontecer. O motivo é inusitado: o vocalista Michael Stipe foi barrado de entrar pela segurança do evento e se viu obrigado a contornar a situação.

+++LEIA MAIS: R.E.M. reflete sobre composições em primeira entrevista com todos os membros em 30 anos

Segundo antiga reportagem do jornal britânico The Guardian, Stipe chegou a Glastonbury de helicóptero e pousou em uma fazenda próxima ao festival. Um funcionário chamado Robert Kearle, que conhecia bem a região, foi escolhido pela organização para buscar o cantor.

Primeiro, Kearle se recordou da importância em levar o frontman do R.E.M. ao local do evento. Além disso, lembrou como Stipe foi gentil e simpático durante o trajeto.

R.E.M. no Glastonbury em 1994 (Foto: Bennett Raglin/Getty Images for Songwriters Hall Of Fame)

Me pediram para fazer isso por conta do meu conhecimento da área. Ele (Stipe) era a grande estrela do festival, então não queria atrapalhar as coisas. Tivemos uma ótima conversa no caminho. Ele era bom de papo, muito amigável e interessado em saber sobre o que acontecia no festival.”

Michael Stipe? Nunca ouvi falar

Assim que chegou ao portão de entrada do festival, Robert Kearle desceu do carro e disse estar com Michael Stipe. No entanto, a equipe de segurança não quis deixar os dois entrarem por não terem ingressos.

Kearle deixou claro que estava com o vocalista do R.E.M., atração principal do evento, e que o artista precisava entrar, pois se apresentaria em breve. Não adiantou nada. Ele relata:

Não pude acreditar no que estava ouvindo. Eu disse: ‘estou aqui com o Michael Stipe, me enviaram especialmente para buscá-lo’.”

+++LEIA MAIS: R.E.M. não se reunirá para tocar novamente

O funcionário do festival se lembrou do que escutou em resposta. O segurança ainda demonstrou ter total desconhecimento de um dos grandes nomes do evento.

Sem ingresso, não entra. Michael Stipe? Nunca ouvi falar.”

Foi aí que o frontman do R.E.M., ao notar a situação, decidiu resolvê-la por conta própria. Deixou o veículo em que estava e disse o seguinte ao segurança em questão:

Vou tocar no Pyramid Stage em algumas horas. Se você não me deixar entrar, estou fora. Você deixará muitas pessoas desapontadas em suas mãos.”

Vocalista dentro, R.E.M. no palco

Sem outra escolha, o segurança precisou deixar Michael Stipe entrar. Horas depois, o vocalista se apresentou junto de seus parceiros de banda. O repertório contou com alguns dos maiores hits do R.E.M., como “Losing My Religion”, “Everybody Hurts”, “Man on the Moon”, “The One I Love” e “It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”.

Colaborou: Augusto Ikeda.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.