DESLIZE

Quando Nicko McBrain pensou que seria demitido do Iron Maiden

Erro cometido durante show na fase áurea da banda levou o baterista a acreditar que seria mandado embora pelo chefão Steve Harris

Guilherme Gonçalves

Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, em 2013 - Foto: Larry Marano / Getty Images
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, em 2013 - Foto: Larry Marano / Getty Images

O Iron Maiden estava no auge da forma durante a World Slavery Tour, que promoveu o álbum Powerslave entre 1984 e 1985. A turnê foi um sucesso, totalizando quase 200 shows ao redor do mundo, e resultou no lendário álbum ao vivo Live After Death (1985).

Porém, em meio a essa maratona de apresentações, o baterista Nicko McBrain revela que viveu um momento de pânico. A situação o levou a acreditar que seria demitido da banda.

A gafe, por assim dizer, aconteceu em outubro de 1984, em Londres, durante uma das cinco noites esgotadas no Hammersmith Odeon.

Iron Maiden em 1985 - Foto: Ross Marino / Getty
Iron Maiden em 1985 (Foto: Ross Marino / Getty)

Em entrevista ao Waste Some Time with Jason Green (via Ultimate Guitar), Nicko descreveu o incidente como “o maior erro” de sua vida no palco com o Maiden. O deslize ocorreu no começo da música “Flight of Icarus”.

O vocalista Bruce Dickinson tinha o costume de animar a multidão com três gritos de “Scream for me, Hammersmith!” antes de anunciar o título da música. Naquela noite, porém, McBrain pulou uma das chamadas e entrou antes da hora, sem a deixa completa. Começou a tocar e não foi acompanhado pelo restante da banda.

Convencido de que seria demitido, o baterista conta que tentou se antecipar:

“Naquela noite, eu fui até Steve. Eu disse, ‘Ah, não se preocupe com isso, eu mesmo vou pedir demissão’.”

Para sua surpresa, a reação dos colegas foi de risada. Os demais integrantes, incluindo Steve Harris, asseguraram que tudo estava bem e que a banda havia conseguido sair da situação embaraçosa sem maiores danos.

Nicko McBrain permaneceu no Iron Maiden por mais 40 anos, anunciando sua aposentadoria dos palcos apenas em 2024, após uma longa lista de serviços prestados à banda.

Apesar disso, ele garante que naquele dia temeu pelo pior:

“Eu honestamente achei que deveria ser demitido por isso.”

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: Nicko McBrain participaria de novo álbum do Iron Maiden? Ele responde
+++ LEIA MAIS: Como o Iron Maiden resolveu situação com Nicko McBrain, agora fora da banda
+++ LEIA MAIS: O que impede o Iron Maiden de trabalhar em um novo álbum?

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Iron Maiden, Nicko McBrain