Quando o Rush deve fazer show no Brasil, segundo ex-presidente do Grêmio
Alberto Guerra disse que Arena do Grêmio recebeu proposta para sediar apresentação da banda recém-reunida e revelou data, mas declarou que negociações ainda estão correndo
Igor Miranda (@igormirandasite)
Como se sabe, Geddy Lee e Alex Lifeson retornarão à estrada como Rush, icônica banda canadense de rock, em 2026, para uma turnê especial de “50 e poucos anos” dedicada à memória de seu falecido baterista, Neil Peart. A virtuosa alemã Anika Nilles, que já tocou com Jeff Beck, se juntará a eles na turnê “Fifty Something”, com 58 datas pela América do Norte.
Ao que tudo indica, uma nova etapa da tour deve ser confirmada em breve. E o Brasil estaria na rota.
A informação chegou de uma fonte, ao menos em âmbito inicial, improvável. Na última segunda-feira, 8, o agora ex-presidente do Grêmio, Alberto Guerra, encerrou seu mandato de três anos em um evento de posse de seu sucessor, Odorico Roman. Quando comunicou uma série de ofertas feitas ao clube de futebol, acabou “entregando” a existência de uma proposta para a Arena do Grêmio sediar um show do grupo canadense (via Grêmio Info / site Igor Miranda).
Guerra chegou a citar uma data: 21 de janeiro, provavelmente de 2027. Ele também disse que o espetáculo renderia uma receita de R$ 1,5 milhão. A oferta está na mesa da atual direção.
Não houve menção a possíveis outras cidades que receberiam o Rush. Cabe destacar, ainda, que a informação não foi confirmada pela banda ou produtoras nacionais.
A volta do Rush
Estados Unidos, Canadá e México recebem a turnê de reunião do Rush entre junho e dezembro. A estreia será em 7 de junho no Kia Forum, em Los Angeles — o mesmo local onde ocorreu o último show com Neil Peart, em agosto de 2015.
Em nota à imprensa, Geddy Lee declarou:
“Depois de tudo o que aconteceu desde o último show, Alex e eu fizemos uma séria autoanálise e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Peart morreu em 2020, após uma luta contra um câncer no cérebro. O grupo estava aposentado desde 2015, quando realizou sua turnê final, mas não anunciou ao público sua aposentadoria.
Sobre Anika Nilles, baterista de 42 anos convocada para o posto, Lee complementou:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa notável; uma baterista e musicista incrível que está adicionando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua própria e fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Além de Nilles, outros músicos serão incluídos como integrantes de turnê. Os nomes não foram revelados, mas imagina-se que haverá pelo menos um tecladista, deixando Geddy livre para apenas cantar e tocar baixo.
A iniciativa tem apoio de Carrie e Olivia Peart, respectivamente viúva e filha de Neil.
+++ LEIA MAIS: Por que o Rush nunca lançou um hit, de acordo com Geddy Lee
+++ LEIA MAIS: O pior disco do Rush, na opinião de Geddy Lee
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram