"VAMOS VER O QUE ACONTECE"

Quando Zakk Wylde quase entrou para o Guns N’ Roses

Guitarrista da banda de Ozzy Osbourne e do Black Label Society conta que recebeu ligação de Axl Rose e chegou a ensaiar com ele nos anos 1990

Igor Miranda (@igormirandasite)

Zakk Wylde em 1999
Zakk Wylde em 1999 - Foto: Jim Steinfeldt / Michael Ochs Archives / Getty Images

Em meados dos anos 1990, entre a geladeira na banda solo de Ozzy Osbourne e a fundação do Black Label Society, Zakk Wylde vivenciou uma situação curiosa e que poucos sabem: o guitarrista quase entrou para o Guns N’ Roses.

Foi durante o ano de 1995, quando Zakk já havia gravado o álbum Ozzmosis com Ozzy. Na época, ele teve seu nome ventilado para a vaga de Gilby Clarke, que havia deixado o posto de guitarrista base do Guns.

Zakk falou sobre o assunto ao participar do podcast de Billy Corgan, do Smashing Pumpkins (via Guitar World). Segundo ele, a ideia de chamá-lo teria partido de Slash:

“Acho que Gilby (Clarke) tinha saído da banda, então Axl (Rose) pensou: ‘Bem, quem vamos colocar na guitarra?’. Acho que o Slash simplesmente jogou meu nome na roda e isso entrou em discussão.”

Axl Rose, vocalista do Guns N' Roses, em 1991
Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, em 1991 – Foto: Pete Still / Redferns

 

Dois ícones contemporâneos da guitarra, Zakk Wylde e Slash já se conheciam de outros carnavais. No entanto, foi Axl Rose quem de fato entrou em contato com Zakk convivando-o para uma audição.

Zakk recorda:

“Eu conheci o Slash quando entrei para a banda do Ozzy, foi quando o Guns N’ Roses estava bombando. Eu conhecia o Steven (Adler) e, obviamente, o Matt (Sorum) da época em que ele estava com o The Cult. Então, meio que todo mundo se conhecia. O Axl me ligou. Ele perguntou: ‘Zakk, você quer se juntar e tocar?’ Eu respondi: ‘Tudo bem, sim, vamos ver o que acontece’.”

Zakk Wylde ensaiou com o Guns N’ Roses

Então, ao longo de 1995 e no iníco de 1996 o guitarrista de Ozzy chegou a ensaiar esporadicamente com Axl Rose e companhia. Zakk afirma que mostrou alguns riffs que tinha na época, mas não viu a coisa progredir de forma consistente.

Segundo ele, um convite formal para que entrasse oficialmente no Guns N’ Roses nunca foi feito. Ao mesmo tempo, sua situação na banda de Ozzy também ficou incerta após o Madman convocar Joe Holmes para tocar guitarra na turnê de Ozzmosis — já que Wylde estava enrolado com a outra possibilidade de trabalho.

Nasce o Black Label Society

Se durante um período Zakk Wylde parecia ter dois empregos à disposição, no fim das contas acabou sem nenhum. Fora da banda de Ozzy, ele tomou a decisão de fundar o seu próprio grupo, o Black Label Society, criado em 1998 e que estreou no ano seguinte com o debut Sonic Brew (1999).

Em declaração à Ozzy’s Boneyard, da rádio SiriusXM (via Brave Words), Zakk se resignou:

“Sem Ozzy eu nem estaria conversando com o Guns N’ Roses, devo tudo a ele. Mas a coisa toda estava apenas adormecida, nada estava acontecendo. Então, foi quando o Black Label Society nasceu.”

+++ LEIA MAIS: A banda que é como os Beatles do metal extremo, segundo Zakk Wylde
+++ LEIA MAIS: Quando Vince Neil desafiou Axl Rose para sair na porrada
+++ LEIA MAIS: Quando Ozzy Osbourne e Zakk Wylde tomaram cerveja escondidos em banheiro

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: axl rose, Black Label Society, black sabbath, guns n' roses, Ozzy Osbourne, Slash, Zakk Wylde