Quantos livros Rita Lee escreveu?
Além de ser uma lenda na música, Rita Lee também demonstrou grande talento como escritora de livros
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Responsável por hits como “Lança Perfume,” “Amor e Sexo” e “Mania De Você,” Rita Lee, que morreu aos 75 anos na última segunda, 8, foi muito mais que um dos maiores nomes do rock e música brasileira. Além de cantora, a artista sempre se mostrou uma escritora excelente.
A partir dos anos 1980, Rita publicou as mais variadas obras, desde livros infantis como Dr. Alex (1986) e Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz (2019), a autobiografia e compilados de contos, como Storynhas (2013) e Dropz (2017). Ao todo, foram cerca de 10 livros publicados. Veja, abaixo, os livros escritos pelo ícone da música brasileira:
Dr. Alex (1986)
“Uma vez, adotei um ratinho lindo. Papo vai, papo vem, ele me contou toda a sua história. E me disse que já havia sido gente! E mais: que se transformou em um rato para defender os bichos e a natureza. Gostei tanto que vou contar para vocês as aventuras de Alex,” disse Rita Lee.
Dr. Alex e os Reis de Angra (1988)
“Conta a história da princesa Angra, que foi sequestrada por malvados que querem acabar com a natureza e construir perigosas usinas nucleares em seu reino. O ratinho Alex e seus amigos telepáticos entram em mais uma aventura para impedir que o pior aconteça,” diz a sinopse (via Google Books).
Dr. Alex na Amazônia (1990)
Na premissa do terceiro livro do personagem (via Google Books), “ratinho Alex combate os malvados que querem acabar com a Amazônia, os bichos e os índios, por meio de queimadas e derrubando as árvores da floresta. Em Dr. Alex na Amazônia, o ratinho fica amigo de uma tribo indígena que estava muito preocupada com todas as maldades que vinham fazendo na mata.”
Dr. Alex e o Oráculo de Quartz (1992)
“Rita Lee conta mais uma aventura do ratinho Alex em busca do cristal Phantom. Um cristal mágico, único no mundo, que some antes de chegar a uma exposição no Museu de Pedras Preciosas Brasileiras. Dr. Alex, vovó Ritinha e os amigos telepáticos partem nesta busca e contam também com a ajuda especial dos primos das estrelas. Esta edição vai surpreender os fãs com o novo olhar da artista para a obra, que além do novo título, inclui também a participação da Vovó Ritinha na história – personagem de Rita Lee,” diz a sinopse (via skeelo).
Rita Lírica (1996)
Neste livro, Rita Lee reúne 123 canções músicas escritas por ela. Além disso, o conteúdo da obra conta com fotografias icônicas da carreira.
Storynhas (2013)
Com ilustrações de Laerte, Storynhas é formado por 76 pequenas estórias originalmente publicadas na conta de Twitter de Lee.
Rita Lee: uma autobiografia (2016)
Considerado como “ensinamento à classe artística,” Rita Lee: uma autobiografia reúne memórias da icônica cantora.
Dropz (2017)
Dropz conta com 61 contos com ilustrações de Rita Lee. O livro conta com os textos mais diversos, englobando diversos temas e gostos.
FavoRita (2018)
“Em comemoração aos seus 70 anos, a diva do rock lança FavoRita. Em uma edição especial e luxuosa, a obra apresenta textos autobiográficos e devaneios da autora,” segundo Google Books.
Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz (2019)
Mais um livro infantil, a obra “conta a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha e veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive seu tão aguardado final feliz,” segundo Google Books.
Pensando que as crianças podem mudar o planeta, Rita é a vovó Ritinha, umas das personagens da obra e grande protetora dos animais. De maneira leve e divertida, ela aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente – e, é claro, o respeito aos animais! Além disso, o livro tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história.
Rita Lee: outra autobiografia (2023)
Lançamento da Globo Livros, a obra já está em pré-venda, com lançamento marcado para o dia 22 de maio de 2023. O título faz justamente uma brincadeira com a outra autobiografia de Lee, Rita Lee: uma autobiografia, lançada em novembro de 2016.
“Quando decidi escrever Rita Lee: uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona ritalee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows,” afirmou a lendária cantora. “Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica.”
Rita Lee: uma autobiografia contou diversos aspectos da vida da artista, ao longo de anos. Já o novo livro mostra como foram os últimos três anos dela, e abordará assuntos como pandemia de Covid-19 e diagnóstico de câncer. Leia a sinopse abaixo:
Os últimos anos foram, sim, desafiadores. Ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia, Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, ela não poupa detalhes de seu tratamento. Com franqueza e honestidade, Rita pariu um novo livro autobiográfico que vai mexer profundamente com o leitor. Ao nos estregar esse livro, Rita é tomada de uma coragem que só não é superior ao amor que tem por seu público. Afinal, ela quis contar a ele, tim-tim por tim-tim, o que se passou. Viva Rita!
Ver essa foto no Instagram