SITUAÇÃO ATUAL

A declaração que pode ter enterrado chances do Queen voltar ao Brasil

Banda não sobe em um palco desde fevereiro de 2024; meses depois, guitarrista Brian May sofreu problema de saúde

Pedro Hollanda

Queen + Adam Lambert em 2023 (Foto: Miikka Skaffari/Getty Images)
Queen + Adam Lambert em 2023 (Foto: Miikka Skaffari/Getty Images)

Brian May assustou fãs em setembro de 2024 quando sofreu um “mini-AVC”, ou ataque isquêmico transitório (AIT). O episódio deixou o guitarrista do Queen temporariamente sem poder usar um dos braços.

Ele já se recuperou. Entretanto, turnês grandes parecem fora de cogitação em função disso.

Durante entrevista ao Mirror, Anita Dobson, esposa de May, afirmou que a banda, na configuração atual com Adam Lambert nos vocais, descansa no momento após os problemas de saúde do guitarrista de 78 anos. Quando voltarem às atividades, devem fazê-lo em ritmo mais devagar.

Ela falou:

“Eles farão coisas aqui e ali, mas não farão grandes turnês.”

O Queen + Adam Lambert realizou pouco mais de 20 shows em 2023. A agenda do ano passado teve apenas 5 apresentações — a última ocorreu em fevereiro, sete meses antes do episódio de saúde de May.

O que diz Brian May sobre problemas de saúde

O guitarrista, por sua vez, se abriu em novembro últmio sobre o ocorrido em entrevista ao programa Love Your Weekend, da ITV (via Far Out Magazine). O músico revelou ao apresentador Alan Titchmarsh que o mini-AVC foi apenas a ponta do iceberg. E que tem encarado esses contratempos de saúde como um “alerta”:

“Tive vários problemas, Alan, e sim, o AVC foi um deles. Tenho tido sorte, essas coisas acontecem, mas consigo me recuperar. Elas servem como um alerta.”

Segundo o guitarrista, houve um momento em que ele cogitou a possibilidade de jamais voltar a conseguir tocar seu instrumento:

“Passou pela minha cabeça. Quando de repente não consegui controlar meu braço esquerdo, foi bem assustador. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo.”

Brian May falou sobre como foi “assustador” aquele momento e também a respeito do tratamento:

“De repente, do nada, não tinha mais controle sobre esse braço, então foi um pouco assustador. Recebi um atendimento e atenção fantásticos do Hospital Frimley; luzes azuis piscando, tudo muito emocionante.”

Queen + Adam Lambert pode tocar no The Sphere

No momento, o Queen não tem apresentações ao vivo marcadas em sua agenda. Porém, na entrevista Brian May sinalizou a possibilidade de a banda vir a se apresentar no The Sphere, em Las Vegas (EUA), no futuro (via Music Radar):

“Estou muito interessado no The Sphere. Isso me fez pensar bastante (sobre voltar a tocar).”

Um aspecto que interessa o guitarrista sobre The Sphere é a possibilidade de integrar um holograma de Freddie Mercury ao show do grupo. A banda já experimenta há anos com vídeo durante apresentações para reviver o vocalista ao vivo. O nível de imersão visual da casa de espetáculos oferece novas avenidas para expandir esses conceitos.

+++ LEIA MAIS: Queen considera show com hologramas, segundo Brian May
+++ LEIA MAIS: A recente confissão de Brian May sobre derrame sofrido em 2024
+++ LEIA MAIS: Nem colegas de Queen sabiam de improviso vocal de Freddie Mercury no Live Aid

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Brian May, queen, Roger Taylor