Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Queen criou o thrash metal? Saiba o que Brian May pensa

Para o guitarrista do Queen, a faixa "Stone Cold Crazy" pode ter ajudado na criação do thrash metal

Dimitrius Vlahos Publicado em 17/02/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury e Brian May (Foto: Reprodução / Hollywood Forever)
Freddie Mercury e Brian May (Foto: Reprodução / Hollywood Forever)

Brian May, lendário guitarrista do Queen, respondeu o que acha sobre ajuda da banda britânica a inventar o thrash metal, gênero consolidado por grupos como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer. Segundo o músico, parte disso teria começado com a faixa "Stone Cold Crazy," do disco Sheer Heart Attack (1974).

Em entrevista ao Guitar World (via Ultimate Classic Rock), May relembrou que a música foi escrita nos primeiros ensaios do Queen, mas demorou a ganhar espaço em um dos álbuns: "Foi uma das primeiras músicas que tocamos juntos. Estranho, não?"

+++ LEIA MAIS: Metallica tem medo de tocar com o Megadeth? Dave Mustaine questiona

"A versão original soava como muitas outras coisas que estavam rolando na época, com um riff mais tranquilo, não era muito acelerada. Mas eu pensei: 'A letra é frenética, então a música também deveria ser frenética.' Então, coloquei esse riff, que as pessoas me dizem ser o nascimento do thrash metal. Não tenho certeza sobre isso, mas era incomum tocar nesse ritmo naquela época," continuou o guitarrista.

De acordo com Brian, a própria banda não levou a faixa com seriedade no começo. Ele destacou ainda que "Stone Cold Crazy" conseguiu capturar a essência de uma gravação ao vivo por ter sido feita em poucos takes no estúdio. 

+++ LEIA MAIS: Por que Queen nunca 'ficou feliz' com primeiro disco? Brian May responde

O Metallica, um dos grandes nomes do gênero, regravou "Stone Cold Crazy," confirmando influência da música. Ouça as duas versões: